Nesta quinta-feira (16), Renascer chega ao capítulo 100. Apesar das altas expectativas e investimentos de peso que foram feitos, o remake da novela homônima, de 1993, perdeu fôlego, afastou o público e já derrubou a audiência do horário nobre da Globo.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O enredo assinado por Bruno Luperi, que é uma adaptação da versão original criada pelo avô, Benedito Ruy Barbosa, atualmente acumula uma média parcial de 25,5 (26) pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados consolidados do Kantar Ibope.
Apesar da tentativa de despertar a atenção do público e inserir personagens inéditos na narrativa sob interferência do alto escalão da Globo, Renascer ainda não conseguiu ultrapassar a tão sonhada barreira dos 30 pontos de média e, ao que parece, está cada vez mais distante de ser motivo de comemoração.
No comparativo com a antecessora, a saga da família de José Inocêncio (Marcos Palmeira) derrubou os índices da faixa. No centésimo capítulo, Terra e Paixão (2023) anotava média parcial de 26,0 pontos. Travessia (2022), que antecedeu, amargava 23,2 no mesmo período, enquanto o remake de Pantanal (2022), também adaptado por Luperi, ultrapassava a marca de 28,9 pontos. Um Lugar ao Sol (2021), por sua vez, anotava míseros 22,1 (22).
A releitura de Renascer está programada para ter cerca de 197 capítulos, tendo seu desfecho previsto para ir ao ar em 6 de setembro. A próxima novela das nove, intitulada Mania de Você, está sendo escrita por João Emanuel Carneiro, e terá as gravações iniciadas no final deste mês de maio.