O vaginismo, apesar de ser um problema que afeta de 3% a 5% da população feminina de acordo com informações do portal do Dr. Drauzio Varella, ainda é algo desconhecido e até mesmo encarado como “frescura” para muitas pessoas. Essa condição, entretanto, embora tenha tratamento, é algo que merece atenção, já que causa desconforto e pode influenciar até mesmo, na saúde física e mental das mulheres.
Mas afinal, o que é vaginismo?
Vaginismo é uma disfunção sexual que consiste em espasmos e contrações involuntárias da vagina no momento da penetração. Essa condição faz com que a mulher sinta dor durante a relação sexual. Essas contrações involuntárias ocorrem nos músculos do períneo, mas podem envolver também o ânus e a parte interna dos músculos da coxa e barriga.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A causa do vaginismo, segundo a ginecologista e sexóloga Carolina Ambrogini, na maioria das vezes, é psicológica e está ligada à educação sexual rígida e/ou religiosa, além de experiências sexuais traumáticas. “São mulheres que têm dificuldade de ter relação sexual porque contraem tanto a musculatura que não conseguem permitir que o pênis chegue nem perto da vagina“, explicou Ambrogini ao portal do Dr. Drauzio Varella.
O tratamento do vaginismo consiste em exercícios de relaxamento da musculatura vaginal, técnicas de respiração, inserção de dilatadores vaginais e psicoterapia.
Famosas que já afirmaram sofrer com vaginismo
No mundo artístico, algumas famosas já afirmaram sofrer com o vaginismo. Abaixo, o Observatório dos Famosos separou alguns casos que vieram à tona na mídia e tiveram grande repercussão. Relembre:
Camila Pitanga
Em dezembro de 2022, durante participação no podcast Quem Pode, Pod, a atriz Camila Pitanga disse que sofreu de vaginismo na época em que perdeu a virgindade, quando tinha 19 anos.
“Tive um longo período de frustração porque queria penetração e não rolava. Na verdade, já rolava sexo, já tinha peitinho, chupada, gostosura e gozo. Bem simples, verdade seja dita, já tinha prazer. Mas eu tinha essa fixação da virgindade, da penetração. Me machucava, achava difícil”, disse Camila.
Na entrevista, ela contou que descobriu que tinha vaginismo após uma consulta no ginecologista: “Para mim, fazer toque não era problema nenhum. Só que eu era virgem, e ele me meteu um bico de pato. Jamais ele poderia ter feito isso. Eu só entendi isso muitos anos depois. Eu credencio meu vaginismo a essa experiência, que fez eu ter uma memória na vagina de prisão, de medo… considero isso uma violência, só que não tinha cunho sexual”, desabafou a artista.
“Não senti esse tipo de invasão, mas me marcou por anos. Sorte que tive ótimos parceiros e fui aprendendo a relaxar. Talvez por isso minha sexualidade não estava no meu campo de prioridade. Hoje eu não vivo sem”, declarou.
Meghan Trainor
A cantora estadunidense Meghan Trainor também afirmou sofrer com vaginismo durante uma entrevista recente. No podcast ‘Workin’ On It’, ela comentou que sempre sentiu muitas dores durante o sexo com o marido, o ator Daryl Sabara.
“Chega ao ponto de eu perguntar: ‘Está tudo dentro?’. E ele diz: só a ponta’. E eu fico: ‘Não consigo mais’. Não sei como consertar isso. Queria poder fazer o Daryl ser menor. É doloroso, cara”, desabafou a cantora, que só descobriu que tinha vaginismo recentemente.
“Disseram-me que tenho algo chamado vaginismo. Eu pensava que toda mulher por aí sempre sentia com dor durante e depois do sexo. Eu fiquei tipo: ‘Doutor, você está me dizendo que eu poderia fazer sexo e não sentir nem um pouco de dor?’”, explicou.
VEJA MAIS: Sapiosexual: veja famosos que se identificam com o termo