O ano de 2022 foi responsável por promover alguns “comebacks” mais aguardados do mundo da música, e claro, a repercussão e o sucesso causados foram indescritíveis. O Metacritic, que é a principal fonte que destaca quais são as principais críticas dadas pelos veículos da imprensa, trouxe consigo, os projetos musicais mais aclamados.
A plataforma acumula as considerações dos álbuns feitas pelos veículos de comunicação mais bem vistos mundialmente, como as renomadas The Guardian, Pitchfork, Billboard, AllMusic, Rolling Stone, Variety e outros, somando uma pontuação – de 0 a 100 – com uma média ponderada que resulta em uma única nota: o Metascore.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Além dos mais fracassados do ano, o Observatório dos Famosos reuniu quais foram os álbuns que foram mais aclamados em críticas de 2022. Confira:
1. MOTOMAMI – Rosalía
Lançado em março, o terceiro álbum de estúdio da cantora espanhola foi o mais bem pontuado pela mídia, e conquistou 94 de Metascore, baseado em 17 críticas. Além disto, o projeto conquistou diversas estatuetas em premiações, embora tendo sido esnobado das principais categorias do Grammy Awards 2023.
2. Supernova – Nova Twins
O segundo álbum completo da dupla de rock britânica foi lançado em junho, e possuiu 92 de Metascore, baseado em 10 críticas, tenso sido classificado como “explosão sônica brilhante em constante expansão” e “original”.
3. Ants From Up There – Black Country, New Road
Lançado em fevereiro, o segundo álbum da banda de rock britânica foi aclamadíssimo pela crítica, sendo apontado como um disco que é “abertamente emocional”. O disco conquistou 92 de Metascore, na somatória de 20 críticas realizadas.
4. Renaissance – Beyoncé
Lançado no final de julho, o sétimo álbum de estúdio da Queen B! se tornou o mais aclamado pela crítica especializada de 2022. Mesmo sem nenhum conteúdo visual, divulgação e performance realizada, obteve 92 de Metascore de 26 avaliações. Além disto, a norte-americana segue concorrendo nas principais categorias do Grammy Awards, incluindo ‘Álbum do Ano’, em que desponta como uma das favoritas a conquistar a principal estatueta da premiação mais importante da indústria.
5. S.O.S. – SZA
O tão aguardado segundo álbum da musa americana do R&B foi lançado em pleno início deste mês de dezembro, e conseguiu ocupar o topo das paradas em pleno final de ano, quebrando a estabilidade dos hits natalinos nas plataformas digitais, por exemplo. O disco teve 90 de Metascore, baseado em 20 críticas.
VEJA MAIS: Saiba quais foram os álbuns mais fracassados em críticas de 2022