
A Globo se tornou centro de uma série de especulações, em meio ao debate assíduo sobre a produção de novelas com longa duração, com até oito meses no ar e mais de 200 capítulos.
Veja também:
Walcyr Carrasco confessa uso de inteligência artificial na criação de novelasEx-galã da Globo, Julio Rocha rebate críticas por carreira de influenciador e quer voltar às novelasRegina Duarte quebra o silêncio sobre possível retorno às novelas da GloboO formato, bastante comum até a década de 2000, passou por uma reformulação ao longo da década de 2010, porém foi retomado pela emissora com o objetivo de não sofrer com prejuízos financeiros e visando o faturamento em cima das obras.
Segundo informações do colunista Flávio Ricco, do portal LeoDias, Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, contou que nada muda em relação ao desenho das novelas. Deste modo, as tramas seguirão com as suas respectivas durações habituais, sem a possibilidade de encurtamento de capítulos.
Existe, inclusive, uma linha de trabalho estabelecida. Na TV aberta, as novelas seguirão exatamente do jeito que estão, enquanto no serviço de streaming do canal, o Globoplay, a ideia é ter trabalhos mais curtos, como ocorreu com Verdades Secretas 2 (2021), Todas as Flores (2022) e a inédita Guerreiros do Sol – cuja estreia foi adiada e está indefinida.
As recentes Terra e Paixão (2023) e Renascer (2024) tiveram, respectivamente, 221 e 197 capítulos. Atualmente em cartaz no horário das seis, Garota do Momento também vai ultrapassar os 200, chegando ao fim apenas em junho, sendo sucedida por Êta Mundo Melhor!, a continuação de Êta Mundo Bom! (2016).
VEJA MAIS: Lançamentos e reprises imperdíveis: 3 novelas da Globo para começar a assistir em abril