Ricardo Alexandre Mendes, viúvo da ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira, que morreu na última quinta-feira (21), após cair do 17º andar de um prédio em São Paulo, se pronunciou pela primeira vez sobre a trágica morte da mulher e também sobre o motivo de não ter comparecido ao funeral da atleta, que aconteceu no sábado (23), e Belo Horizonte.
Em entrevista à jornalista Patrícia Calderón, do UOL, Ricardo disse que foi impedido pela família de Walewska de estar presente no velório e enterro da esposa. “Me tiraram o direito de me despedir do amor da minha vida”, afirmou ele.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“Estava com o bilhete aéreo emitido, um amigo da família disse que os pais dela orientaram eu não ir, até para preservar a todos pelo clima da tragédia”, declarou. A família, no entanto, contesta a versão de Ricardo.
De acordo com Wesley Oliveira, irmão da ex-jogadora de vôlei, o viúvo da atleta em momento algum entrou em contato com eles. “Não fizemos nenhum pedido para ele não comparecer. Nem eu, nem meu pai, nem minha mãe. Todas as tratativas no IML, a liberação do corpo da minha irmã, como eu moro em São Paulo, eu fiz tudo sozinho. Ele não participou de nada, não pagou nada”, disse o rapaz.
“Eu precisei de um documento da minha irmã para liberar o corpo dela, ele (Ricardo) deixou o RG na recepção do prédio. Depois, precisei pegar uma roupa pra vestir minha irmã, ele também deixou na portaria para a funerária pegar. Não encontrei com ele em nenhum momento”, acrescentou Wesley.
Ricardo Alexandre Mendes, por sua vez, disse que “ninguém ligou para falar de valores” com ele, a respeito dos custos do funeral. “Pretendo restituir tudo. Não tive condições psicológicas de reconhecer o amor da minha vida, que está morta”, afirmou.
Discussão na noite anterior à tragédia
Ainda na entrevista, o viúvo de Walewska Oliveira admitiu que teve uma pequena discussão com a mulher na noite anterior à tragédia, mas sem qualquer tipo de agressão ou ameaças entre eles. Segundo Ricardo, o relacionamento entre eles já não ia bem a algum tempo.
“Ela me questionou que eu estava estranho e distante, eu respondi que não dava pra continuar onde não havia mais amor entre homem e mulher. Ela ficou introspectiva, ficou quieta e fomos dormir. A gente se amava, eu esperava ela aceitar a separação numa boa”, explicou.
Sobre o dia do incidente, Ricardo disse que, pela manhã, saiu para trabalhar. Esta foi a última vez que viu a esposa. “Cheguei em casa depois de um dia intenso de trabalho, não sabia que a Wal já tinha chegado. O interfone tocou, eu não atendi. Depois vieram as mensagens pelo WhatsApp do grupo do condomínio, até que a gestora tocou a campainha da minha casa para me avisar da tragédia. Meu chão abriu e eu desmoronei”, desabafou.
Apesar da crise no casamento, no dia 31 de agosto de 2023, Walewska Oliveira chegou a fazer um post celebrando os 20 anos de relacionamento com Ricardo. Confira: