PUBLIEDITORIAL

4 dicas para superar a dependência emocional

Vagner Faustino Fernandes, autor e coach com formação em Psicologia Positiva, compartilha quatro dicas fundamentais para aqueles que enfrentam a dependência emocional

Publicado em 30/01/2024
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Vagner Faustino Fernandes, autor e coach com formação em Psicologia Positiva, compartilha quatro dicas fundamentais para aqueles que enfrentam a dependência emocional. Em sua obra “Sobre Retalhos Emocionais – A Busca de um Novo Amanhecer”, ele explora a dependência emocional não apenas de uma perspectiva masculina, mas também de maneira universal.

A dependência emocional pode afetar tanto homens quanto mulheres, e é importante abordar isso de maneira cuidadosa e compreensiva. Reconhecer o problema para superar a dependência emocional é necessário. Tantos homens quanto mulheres precisam estar dispostos a admitir que estão enfrentando esse desafio e buscar ajuda.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tantos homens quanto mulheres devem se esforçar para construir relacionamentos saudáveis baseados no respeito mútuo, apoio emocional e comunicação aberta. Isso pode ajudar a reduzir a dependência emocional em relacionamentos futuros.

1. Foco no autodesenvolvimento: É importante trabalhar na construção da autoestima e autoconfiança. Isso pode envolver a prática de autocompaixão, estabelecimento de limites saudáveis e desenvolvimento de interesses e hobbies individuais.

2. Autoconhecimento: Buscar compreender as próprias emoções, necessidades e padrões de comportamento pode ser fundamental para superar a dependência emocional. Homens e mulheres podem se beneficiar da prática da autorreflexão e do desenvolvimento da inteligência emocional.

3. Aprenda a desfrutar da solidão: A dependência emocional muitas vezes surge do medo de estar sozinho. Aprender a apreciar momentos de solidão e desenvolver a capacidade de desfrutar da própria companhia pode ser libertador para homens e mulheres.

4. Evite idealizações: Tantos homens quanto mulheres devem ter cuidado para não idealizar constantemente os parceiros ou buscar constantemente validação e aprovação externa. Reconhecer e valorizar a própria individualidade é fundamental para superar a dependência emocional.

É importante lembrar que superar a dependência emocional é um processo gradual e que cada pessoa pode enfrentar seus próprios desafios nesse caminho. Buscar apoio e orientação profissional, além de cultivar a auto compreensão e o autodesenvolvimento, pode ser fundamental para superar a dependência emocional, tanto para homens quanto para mulheres.

Vagner Faustino Fernandes (Foto: Divulgação)
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio