Sonho de morar nos Estados Unidos? Quem nunca? Imigrantes de todas as partes do mundo entram nos Estados Unidos mirando o sonho americano ou American Dream. O sonho americano é enraizado na declaração da independência dos Estados Unidos. A expressão faz parte da construção de identidade americana proclamando que “todos os homens são criados iguais” com direito a “vida, liberdade, propriedade e a busca pela felicidade”. Uma variedade de ideais de liberdade que inclui a chance para o sucesso e prosperidade, maior mobilidade social para as famílias e crianças, alcançada através de trabalho duro em uma sociedade sem obstáculos.
Viver melhor, ganhar dinheiro, empreender na terra do empreendedorismo e conquistar o sonho americano nunca esteve tão próximo. De acordo com dados recentes do Itamaraty, o número de brasileiros morando no exterior nunca foi tão grande como agora. Cresceu 35% entre 2010-2020, passando de 3,1 milhões para 4,2 milhões.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Mesmo com o número crescente os caminhos para conquistar esses sonhos não são fáceis e é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas. Pensando em ajudar pessoas que sonham com a terra do Tio Sam, Matheus Kavlan, jovem empresário que mora há quase oito anos fora do Brasil, decidiu ajudar brasileiros que desejam desbravar o mundo. A experiência que o jovem carrega e o valor cobrado em relação às agências é seu maior diferencial. “Com as informações e a expertise que tenho posso ajudar brasileiros a mudar para os Estados Unidos. Vivi muitas experiências que me fizeram crescer e aprender muito. Vou ensinar como concorrer a bolsas de estudos, encontrar a faculdade correta e os melhores lugares para tudo que você deseja”, conta Matheus.
Enquanto muitas das pessoas da sua idade nem sonhavam com responsabilidades da vida futura, Matheus Kavlan, com apenas 15 anos, deixou o conforto da sua casa, em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, com destino aos Estados Unidos. Prestes a assinar um contrato com o Independente de Limeira, decidiu arriscar tudo para jogar bola fora do Brasil e estudar.
“Fiz um teste no Brasil e optei peça mudança para o exterior. Achei que estava indo para Los Angeles ou Nova York, quando na verdade meu destino era o interior, mais precisamente para México, cidade que fica no estado de Missouri, cuidado para não confundir com Cidade do México. O lugar tinha poucos habitantes, quase 10 mil pessoas e apenas um Walmart, única atração da cidade e única coisa para fazer. Eu era o único brasileiro em um colégio militar”, lembra Matheus.
Na pequena cidade aprendeu inglês e também espanhol, pois muitos estudantes eram mexicanos. “Minha carreira de sucesso já tomava forma. Fui eleito com o troféu “The Most Likely to Succeed”, em tradução livre, “O mais provável de ter sucesso”. Não alcançando a nota necessária para ingressar diretamente para faculdades da NCAA por conta do meu score no SAT fui para uma universidade em Nevada. Na universidade sofri muita pressão chegando até a pensar em desistir de tudo e voltar para o Brasil”, conta.
Hoje, morando há três anos em Huntington Beach, Matheus tem uma loja de carros especializada em aluguel, venda e financiamento para brasileiros com atendimento em português. “Eu não escolhi, mas meus caminhos me levaram a passar por tudo isso para começar a empreender”, relata Matheus. Criou a KS21 Marketing Agency, empresa que presta serviços B2B e B2C em todos os lugares dos Estados Unidos e um grupo de mentoria com objetivo de ensinar jovens empreendedores que estão começando seus negócios para criar da maneira correta, com estrutura e segmentação. “Tento ajudar alinhando uma visão a longo prazo, pois muitos jovens hoje em dia ficam depressivos e mentalmente instáveis por se cobrarem tanto. Querem resultado e não enxergam que ainda existe muito tempo para poder fazer seu negócio decolar”, explica.
Seu programa principal, o TPL, Ticket Para Liberdade, consiste em quatro programas diferentes de intercâmbio para os Estados Unidos. Um para aprender inglês, outro para ser estudante ou atleta universitário, o terceiro para fazer pós-graduação e o quarto para trabalhar nos Estados Unidos. Para isso não existe pessoa ou agência com mais experiência no assunto.
“Eu vivi tudo isso e ainda vivo, além de morar aqui. Muitas agências nem sabem a funcionalidade do sistema americano e como realmente ajudar pessoas a mudar de vida. Só pensam no dinheiro deixando muito a desejar. O aluno só percebe depois de anos e anos morando fora. Por isso tomei a decisão de mudar”. De acordo com o brasileiro, uma agência cobra entre R$8000,00 a R$10000,00 para fazer todo o processo. “Eles mandam as pessoas para escolas parceiras sem credibilidade e lugares pequenos nada agradáveis sem fazer nenhuma pesquisa. Minha missão é apresentar todas as opções explicando como as ligas universitárias funcionam, o processo de admissão, o contato com os treinadores e faculdades, ou seja, literalmente destrincho cada detalhe deixando na mão do meu aluno a opção de escolher da maneira correta para onde deseja ir. Queria eu ter uma oportunidade assim quando cheguei”, encerra Matheus.
De acordo com Matheus Kavlan, a ideia é proporcionar ao brasileiro ser independente quando chegar aos Estados Unidos pagando dez vezes menos. Compartilha em seu Instagram suas experiências de vida para tirar dúvidas de milhares de pessoas, tanto sobre negócios, quanto para realizar o sonho de ir para o exterior. Para acompanhar mais sobre seu trabalho e seu dia a dia seu Instagram é @matheuskavlan
Conteúdo produzido por Seja Mais Digital e enviado por Joyce Silva.