O Dr. Ervin Cotrik, médico psiquiatra, referência no tratamento dos transtornos mentais, fala um pouco sobre o diagnostico de bipolaridade da cantora Selena Gomez que se abriu sobre saúde mental no programa Good Morning America e revelou que está há mais de quatro anos sem usar redes sociais. Em entrevista nesta segunda, 4, cantora e atriz falou sobre ser diagnosticada com transtorno bipolar e como novos hábitos mudaram a vida dela.
“Eu não entro na internet há quatro anos e meio,” afirmou. “Mudou minha vida completamente. Estou mais feliz, mais presente. Conecto-me mais com as pessoas. Isso me faz sentir normal.”
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Segundo Dr. Ervin Cotrik: “Clinicamente, o transtorno bipolar do humor é caracterizado pela presença de episódios depressivos e hipomaníacos/maníacos. A origem é muito multifatorial (precipitada por fatores estressores, ambientais e genéticos). Possui prevalência de 0,4 a 1,6% na população em geral, sem diferença significativa entre homens e mulheres. A idade de início do quadro pode variar desde a infância até 50 anos ou mais, porém a idade média da primeira crise é por volta dos 30 anos.
É uma patologia que gera intenso sofrimento e prejuízo funcional, onde a capacidade de trabalho diminui em cerca de 66% e sociabilidade é deteriorada em 50% dos pacientes. Felizmente, tem tratamento e baseia-se na estabilização do humor, manutenção e na prevenção de recaídas (feito, principalmente, com estabilizadores do humor e psicoterapia)”.
Gomez também explicou como o diagnóstico de bipolaridade a ajudou a se encontrar: “Foi libertador ter a informação. Isso me deixou mais feliz porque comecei a ter um relacionamento comigo mesma, e acho que essa é a melhor parte. Sabe, muito provável estou o mais feliz que eu já fui. Estou emocionada de começar esse capítulo solteira, de forma independente, forte, confiante. Isso é tudo que eu realmente quero. Estou animada.”
Selena Gomez
Conhecida principalmente pelas séries e filmes da Disney e o trabalho como cantora, Gomez cresceu sob os holofotes ao estrelar Os Feiticeiros de Waverly Place durante a adolescência. Desde o último disco, Rare (2020), ela se distanciou dos palcos para focar no trabalho como atriz e se prepara para estrelar a segunda temporada de Only Murders in The Building (2021).
Conteúdo produzido e enviado por Joyce Silva