Com o avanço na área estética é possível modificar a região facial de formas minimamente invasivas. O queixo – ou mento, em termos técnicos – é um ponto muito importante na definição do contorno facial.
Quando na proporção ideal, variando de pessoa para pessoa, ele contribui para um rosto mais harmônico e pode proporcionar um ar de jovialidade. Porém, em determinados casos, o queixo pode estar muito retraído, sendo este o caso mais comum, ou mais protuberante, projetado para frente.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Segundo o doutor Jefferson Nunes, cirurgião dentista com especialização em harmonização facial, a falta de projeção do queixo é conhecida como retrognatia ou micrognatia. “Ela pode ser causada por vários fatores, incluindo má formação genética, reabsorção óssea pelo envelhecimento, trauma por acidente.”
Além disso, essa falta de projeção pode afetar, em casos avançados, funções como problemas de mordida, apneia do sono, dificuldade na fala e mastigação. “Existem várias opções de tratamento disponíveis para a falta de projeção do queixo, incluindo cirurgia ortognática, preenchimento com ácido hialurônico ou implante de prótese. É importante consultar um profissional especializado para avaliar o caso e recomendar o tratamento adequado”, reforça Nunes.
Quais são as diferenças nos procedimentos?
Quando o comprometimento da falta de projeção do queixo do paciente corresponde apenas na estética e não na função (mastigação e oclusão), o preenchimento do queixo com ácido hialurônico é uma ótima alternativa. Minimamente invasivo, pode ser realizado no consultório e o paciente tem uma recuperação tranquila, com pouca ou nenhuma interrupção das atividades diárias.
O procedimento é realizado por meio de aplicações do ácido na região do queixo, com o uso de anestesia local, eliminando qualquer desconforto. O procedimento é relativamente rápido. “O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no corpo humano e é utilizada para preencher a região do queixo, melhorando a projeção e a definição da mandíbula. Por sua capacidade de preencher e hidratar a pele, tornou-se uma substância altamente usada nos mais diversos procedimentos estéticos”, explica o dentista.
Contudo, os resultados do preenchimento do queixo com ácido hialurônico são temporários, geralmente durando de 12 a 18 meses, a depender da quantidade da substância utilizada e das características individuais do paciente.
Cirurgias
Por outro lado, a cirurgia de implante de queixo, também conhecida como mentoplastia, é um procedimento mais invasivo e permanente que envolve a colocação de um implante de polietileno ou outro material na região do queixo para melhorar a projeção e definição.
Já a cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica que visa corrigir problemas de alinhamento e posicionamento dos maxilares e dentes, que podem estar afetando a projeção do queixo e a mordida.
“Cirurgias são indicadas quando existe comprometimento de função e estética. Apresenta custo elevado e necessidade de repouso e cuidados no pós-cirúrgico, além de ser uma modificação definitiva”, detalha Nunes.
Todavia, o importante é consultar um profissional especializado para uma avaliação a fim de encontrar a melhor opção para o paciente.
Conteúdo produzido e enviado por Sua Imprensa