Com uma linguagem própria, o livro “A Qualidade Fazendo Parte de Você” traz uma proposta de desenvolvimento de qualidade a partir das características pessoais de cada pessoa, referenciando as suas próprias competências. Uma obra que coloca a pessoa no centro daquilo que faz, entendendo que uma vez amando o que se destina a fazer, a pessoa desenvoverá características próprias, em pró de resultados que agregarão valor ao produto e serviço.
Na obra literária, a qualidade que até então, esteve centrada no sistema, onde uma vez inspecionados, controlados e auditados, garantem um produto ou serviço com qualidade, destina-se a troca de colaboradores, desempenho que sofre variações, colocando em cheque o esforço do sistema de gestão da qualidade.
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De acordo com a visão do autor, Ronaldo José Damaceno, se as pessoas não estiverem comprometidas com o sistema de gestão da qualidade, dificilmente a satisfação do cliente final acontecerá, onde afirma que “você terá qualidade quando acreditar em suas competências e fazer suas atividades rotineiras com afinco, dedicação e amor, de maneira que satisfaça o cliente”.
Idealizador do livro “A Qualidade Fazendo Parte de Você”, Ronaldo José Damaceno é CEO da Acreditare Gestores Associados, Diretor Executivo da Transduson Medicina Diagnóstica e fundador da RD Consultoria, empresa responsável diretamente por implantar 63 sistemas de gestão da qualidade, devidamente acreditados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Programa de Acreditação em Diagnósticos por Imagem (PADI), o Programa de Acreditação em Laboratórios Clínicos (PALC), o DICQ e ISO 9001.
Em suas atuações e participações no segmento da saúde, percebeu que após mudanças da liderança, muitas empresas acreditadas passavam por aperto nas auditorias de manutenção e recertificação, tornando-se dependentes de consultorias ou de auditorias prévias. O fator chamou sua atenção e, após dois anos analisando as causas, concluiu que aquelas empresas que mantinham em média 70% do quadro de colaboradores, conseguiam evoluir e tornar-se referência em qualidade.
Nesse processo, Ronaldo avaliou que “além de não precisarem de consultoria, desenvolviam as pessoas de maneira em que elas, se tornavam os especialistas no que faziam, isso contribuiu para o raciocínio lógico que resultou na tríade: ser, fazer e ter, que defende que a pessoa, precisa ser a qualidade, para fazer com que seus diferenciais se sobressaiam e assim ser reconhecida como qualidade”.
A partir da leitura do livro é possível encontrar reflexões que motivem o desenvolvimento da qualidade de dentro para fora, onde é necessário que as pessoas acreditem em um ideal, ter fé e, principalmente, dar chance para que elas mesmas – dentro do conceito de “fazer certo da primeira vez” – façam a diferença em suas vidas.
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*Conteúdo criado por Jotta Lopes