A utilização da manipulação de medicamentos em farmácias magistrais – também conhecidas como farmácias com manipulação ou de manipulação – vem se destacando nos últimos anos e representa uma importante fonte de economia no mercado brasileiro.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2007) e da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), nos últimos anos o número de farmácias magistrais teve um aumento considerável. Ainda de acordo com o levantamento pela ANFARMAG junto aos associados, cerca de 100 mil médicos e dentistas prescrevem uma fórmula para ser manipulado em farmácia magistral, pelo menos uma vez, o que contabiliza aproximadamente 60 milhões de pessoas por ano.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Os medicamentos industrializados seguem uma dosagem padronizada muito bem estabelecida, no entanto, ocorre a necessidade de medicamentos produzidos de forma mais personalizada e individualizada, os chamados de medicamentos manipulados. Esses medicamentos são produzidos em farmácias de manipulação, com a mesma composição química e eficácia, de forma segura e com qualidade a partir de formulações prescritas pelo médico ou por outro profissional de saúde.
A maior parte dos medicamentos disponíveis no mercado pode ser manipulada em farmácias magistrais, em especial:
• Quando o paciente apresenta alergias, intolerância ou restrições a algumas substâncias (lactose, glúten ou açúcar, por exemplo) da composição-padrão
• Quando o paciente tem dificuldade de consumir o formato-padrão e necessita de uma versão personalizada (dificuldade de engolir um comprimido, por exemplo);
• Quando não há no mercado a dosagem exata que o paciente precisa;
• Quando há a necessidade de associar substâncias em um mesmo medicamento para facilitar o uso pelo paciente.
É importante destacar que essas formulações só podem ser preparadas em farmácias de manipulação. Apenas estabelecimentos dessa natureza estão regulamentados e autorizados pela Vigilância Sanitária, e pelos Conselhos Regionais de Farmácia e pelos demais órgãos de fiscalização para desenvolverem formulações personalizadas.
Além de medicamentos, as farmácias de manipulação preparam suplementos, cosméticos e demais produtos para a saúde. Atualmente, esses estabelecimentos estão regulamentados para atender às prescrições (receitas) de médicos, cirurgiões dentistas, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e médicos veterinários.
Benefícios do medicamento magistral
Ajustar a dosagem de acordo com a necessidade de cada paciente é um dos principais benefícios da medicação magistral. Utilizando como referência o levantamento bibliográfico Farmácia Magistral: sua importância e seu perfil de qualidade, realizado por pesquisadores do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Unesp, pontuamos alguns dos principais benefícios desse tipo de produto:
Prescrição individualizada
O medicamento é dosado de acordo com a necessidade do paciente, considerando o peso, idade e sexo.
Doses Personalizadas
Na fórmula manipulada, o médico pode prescrever doses que não estão disponíveis no medicamento industrializado, deste modo, o paciente terá um medicamento conforme a sua necessidade.
Economia e Meio Ambiente
Quantidades de medicamentos produzidas adequadamente para o tempo necessário de tratamento, o medicamento é consumido totalmente, deste modo, não há desperdício. Em tempos de preservação ambiental e cuidados com os descartes de resíduos na natureza, a manipulação contribui maciçamente, evitando desperdícios de medicamentos.
Interação de medicamentos
A interação de medicamentos permite agrupar princípios ativos diferentes em uma só fórmula, deste modo, o número de ingestão é diminuído, assim, a administração do medicamento é significativamente simplificada.
Fórmulas farmacêuticas otimizadas
Condição de produzir um medicamento na forma de xarope, gotas, supositório ou sache, permitindo deste modo, atender pacientes com dificuldades de engolir, idosos e crianças.
Responsabilidade do Farmacêutico
O farmacêutico realiza a análise crítica da prescrição e acompanha todas as etapas do processo de produção do medicamento. Quando necessário orienta o paciente a respeito de efeitos adversos, situações especiais de uso e conservação do medicamento.
Segurança
As embalagens apresentam as seguintes informações: nome do paciente e do médico prescritor; número de registro; datas de manipulação e validade; fórmula discriminada com os nomes dos fármacos ativos e respectivas dosagens; o modo de usar; posologia, a maneira de tomar o produto; Nome, Endereço, CGC e Farmacêutico Responsável pela Farmácia.
Inovação Tecnológica
Produção de medicamentos com princípios ativos modernos e atuais não existentes no mercado nacional, seguindo as últimas tendências em tecnologia de fabricação.
De acordo com esse conteúdo, os produtos manipulados podem ser a melhor alternativa para tratar doenças, suplementar a alimentação ou melhorar a autoestima por meio dos melhores princípios ativos do mercado. Grandes celebridades usam e divulgam os seus benefícios. Elas mostram que produtos manipulados funcionam.
A Famarii Laboratório de Manipulação teve o prazer de receber a visita das celebridades Nadja Pessoa, Liziane Gutierrez, Jordana Sagui e Irinaldo Oliver para retirarem os seus produtos manipulados como os Skin Care e os Pré/Pós-Treino.
Conteúdo produzido e enviado por Sua Imprensa