Ter uma rotina de skincare no inverno é fundamental, pois um dos maiores males que a estação fria pode causar ao corpo é o ressecamento dos tecidos.
Consultamos a top médica, Dra. Caroline Aguiar, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que deu algumas dicas sobre cuidados com a pele no inverno. Confira:
Hidratação
É fundamental investir em hidratação. A recomendação é hidratar a pele do corpo e rosto, pelo menos 2x ao dia. Além disso, após o banho a pele consegue receber melhor o produto e efeito hidratante é potencializado. Invista em produtos a base de ácido hialurônico, pantenol e uréia para um efeito eficaz.
Cuidados no Banho
Invista em banho morno ou, se não conseguir devido ao frio, fique no banho por um período de tempo menor. Além disso, não esfregue o corpo com bucha! Limpe a pele com as mãos, fazendo movimentos circulares e de maneira suave. Para isto, use um sabonete líquido – os do tipo syndet ou cleansing oil são os mais indicados para o frio, pois ressecam menos a pele e possuem efeito hidratante.
Proteção Solar
Mesmo em dias frios e nublados, é preciso passar protetor solar diariamente. O protetor (especialmente o com cor) faz uma barreira na pele contra as manchas que podem ser causadas pelo sol, luzes artificiais, como lâmpadas, celular e computador. Além disso, previne o envelhecimento dos tecidos. Escolha um com FPS de no mínimo 30 e reaplique a cada três horas.
Tratamentos para a pele
Aproveite essa época do ano para investir em tratamentos para melhora de textura e qualidade de pele, pois há uma menor exposição solar e risco de manchas. “Em minha clínica (Caroline Aguiar Institute) temos protocolos para cuidados com a pele no inverno como peeling, laser ablativo e o liftera, que é um ultrassom microfocado”, indica a Dra. Caroline Aguiar.