Barbiecore

Fenômeno Barbie: Influenciadora explica como o filme da boneca mais famosa do mundo está deixando tudo cor-de-rosa

Bella Morais analisa a força da marca Barbie que já tem a maior pré-venda da história da Warner no Brasil

Publicado em 18/07/2023
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A estreia do filme Barbie está causando um grande furor. A Warner Brasil já registrou recorde na pré-venda e a tendência dos looks e da cor rosa ganharam muita força. É um um verdadeiro resgate de um dos maiores clássicos da história. Seria a volta do Barbiecore? Os filmes e as séries conversam com a moda e a nostalgia embutida com o filme gera de forma consciente e inconsciente o estilo boneca inerente em todas as mulheres e meninas. A influenciadora de Beleza e Moda Bella Morais explica este fenômeno. 

O filme está mexendo com o mercado de forma geral e gigantesca. Com estreia no dia 20 de julho , o longa foi responsável pela tendência Barbiecore desde 2022. A grife Valentino lançou uma coleção inteira num rosa saturado, inspirando outras marcas a fazerem itens na paleta, e, após a divulgação das primeiras fotos de Margot Robbie como a personagem da boneca, gente do mundo inteiro aderiu à tendência. É possível encontrar no mercado vários itens em tom de rosa. É o mais genuíno Barbie Resgate. 

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Bella explica: “Não me surpreende todo o hype em cima do lançamento do filme da Barbie. A Barbie é a boneca mais famosa do mundo, e literalmente todas as mulheres e meninas se enxergam nela em algum momento. Hoje em dia, temos Barbies de diversas etnias, cores raças, magras, gordas, altas, baixas, cadeirantes, com Down, é uma identificação e uma representatividade para todas. Além do fato de que a Barbie foi evoluindo junto as mulheres através do tempo, no meu entendimento, muitas vezes a boneca é o primeiro contato com o movimento feminista na vida de uma menina, e o fato de a Barbie trazer junto a identidade dela a ideia de que pode ser quem quiser, de mostrar as meninas que elas podem e devem ser quem elas quiserem, ganha mais força em tempos que se fala tanto de ‘girl power’”. 

Bella Morais

Bella completa sua análise e reforça a emoção em torno do filme e da boneca: “É com certeza uma paixão de gerações, e para as mulheres que foram meninas nas décadas de 80, 90 e 00, é uma sensação gostosa de nostalgia e pertencimento, onde hoje podemos ver que a boneca que embalou nossos sonhos de infância, é uma mulher como todas, que vive seus problemas, decepções, medos, alegrias e paixões.”

A boneca Barbie é uma das imagens mais famosas do mundo. Cabelos loiros e olhos azuis. Desde que chegou no mercado, as bonecas Barbie são um sucesso absoluto. Todos os anos são vendidos milhões de exemplares no mundo inteiro. Embora tenha surgido nos EUA, a boneca veio da Alemanha, 1955. A junção de uma boneca europeia com uma fábrica de brinquedos americana, deu origem à famosa Barbie lançada em 9 de março de 1959. De lá para cá, a boneca mais popular do mundo passou por várias inovações e todas as vezes muito bem recebida pelo público. 

A Barbie nos cinemas, os looks, o rosa tão presente, as cores vivas, o capricho e um ambiente tão propício que nos remete a infância e adolescência, fazem o filme atingir em cheio uma das maiores memórias afetivas do público.

Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo da TV e das novelas acessando minha coluna no Observatório da TV, no link: www.observatoriodatv.uol.com.br/colunas/cintia-lima

Colaboração Cristina Lima

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