Flávio Silvino (52), vivia o auge de sua carreira, quando aos 22 anos de idade sofreu um grave acidente de carro que mudou sua história para sempre. Diva Plácido, mãe do ator, contou como é a rotina de Flávio e que seu filho segue tratando das sequelas do acidente. Flávio teve danos cerebrais e chegou a ficar em coma por quase quatro meses. Com muita luta, reaprendeu algumas atividades motoras. Algumas sequelas infelizmente ficaram, na fala e no andar. Em entrevista à Quem, Diva relembra o que aconteceu. “Se não fosse a TV Globo e o Dr. Paulo Niemeyer [neurocirurgião] não sei o que seria do meu filho. Fui atrás do Dr. Paulo da Cínica São Vicente e ele foi maravilhoso. Tenho Deus no céu e Dr. Paulo na terra. Ele não estaria vivo hoje se a equipe do Dr. Paulo não tivesse assumido o caso. Ninguém mais esperava que ele saísse do coma. Foi dado como um milagre”.
Ainda na entrevista, Diva recorda o acidente que aconteceu em 1993 e detalha a rotina do filho. Flávio está aposentado por invalidez e mora com a mãe em Copacabana, Rio de Janeiro. “O Flávio está a mesma coisa. A rotina dele é fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Ele tem um home care, com técnicos de enfermagem que se revezam. Cuidei dele até onde pude, são 30 anos que ele está nessa (o acidente ocorreu no dia 2 de novembro de 1993, quando o ator voltava de Cabo Frio para o Rio e seu veículo foi atingido por um carro-forte). E precisei de ajuda. Mas eu dedico minha vida a ele”.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Flávio utiliza um andador e também cadeira de rodas. “Hoje ele tem as limitações dele, mas teve a segunda chance na vida. Ele anda com dificuldade. Usa mais a cadeira de rodas. Ele ficou muito desanimado depois da morte do pai [o ator e comediante Paulo Silvino, que morreu em 2017, aos 78 anos, após um câncer no estômago]. Ele tem dificuldade na fala, mas melhorou muito com uma fonoaudióloga que teve, Marise Müller. Ela colocou meu filho falando e escrevendo”.
Outro detalhe é que Diva protege muito o filho e evita que Flávio dê entrevistas ou apareça na TV. “No dia a dia, ele conversa muito com os enfermeiros, que são as pessoas que ficam com ele, além de mim. É que chega um ponto que some todo mundo. A melhor amiga dele sumiu. No início, a gente sente. Mas depois a vida segue. Eu entendo. Eu tenho um outro filho, o João [webdesigner, de 40 anos] que mora há anos em Hamburgo, na Alemanha. Mas vem sempre nos visitar. Ele volta agora em maio”.
Flávio está longe da TV desde 2001, quando participou da novela Laços de Família. Flávio estreou na TV em grande estilo, o belo rapaz e muito talentoso encantou a todos na novela Vamp (1991), como o vampiro Matosão e em 1992, na novela Deus nos acuda.
Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo da TV e das novelas acessando minha coluna no Observatório da TV, no link: www.observatoriodatv.uol.com.br/colunas/cintia-lima