Em entrevista extremamente dolorosa e muito emocionante para Quem, Quitéria Chagas relatou em detalhes o quanto a morte de seu marido foi traumática e o despreparo dos médicos e enfermeiros em hospital na Itália. Quitéria ainda está processando tudo que aconteceu, vivendo o luto e tentando se reerguer. Seu marido Francesco Locati, morreu repentinamente aos 57 anos após descobrir um câncer terminal. Casada com o italiano desde 2008, a atriz, psicóloga e rainha de bateria precisou voltar às pressas para Itália e se deparou com a pior situação possível. Lá, precisou ser muito forte e enfrentar sua pior dor.
A pedido do marido, já que estava no Brasil para o carnaval. Quitéria precisou voltar para a Itália e se deparou com o mais terrível diagnóstico do marido com câncer terminal. “Meu marido entrou no hospital com um problema de dor nas costas. Ele estava sentindo muita dor, estava com a coluna travada. E as dores foram se prolongando por dias, semanas. Fomos ao médico, que pediu para ele fazer uma ressonância. Primeiro, aqui na Itália, eles fazem o raio-X. Ainda são muito arcaicos e, por incrível que pareça, o Brasil tem melhores equipamentos do que os daqui”.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Com o triste diagnóstico, os dias foram de terror. “Ele estava internado, tomando medicações. E eu ia visitá-lo todos os dias no horário de visita, que é das 3 às 6 da tarde. Eu não podia dormir com ele. Minha filha saía da escola, buscava ela e corria para ficar duas horinhas com ele. E eu estava vendo o tempo passado e comecei a bater de frente com os médicos e o hospital. O italiano entrega o corpo dele e confia. É muito diferente do Brasil”.
“Finalmente os médicos deram o diagnóstico. Disseram: ‘é um nódulo, um tumor no intestino, mas é neurointestinal, já se alastrou para outras regiões e não temos a cura. Podemos dar um pouquinho de quimioterapia, mas sabendo que o fígado vai morrer’. Perguntei: ‘é metástase? Então não tem hipótese de fazer quimioterapia’. Eles queriam criar falsas esperanças em mim. Falei para eles: ‘eu sou formada em psicologia. Estou preparada’. Realmente pedi para me falarem. E eles confirmaram.”
Os últimos dias foram terríveis. Quitéria conta que precisou administrar toda a dor que sentia para ajudá-lo a assimilar a ideia que iria partir. A doença acabou com seu marido e não houve nenhuma humanização por parte do corpo médico na Itália. Sozinha, contou para a filha que o pai não voltaria e com muito amor ajudou o marido a fazer a passagem.
Fui tentando fazer a passagem dele. Quando acabei, o corpo dele relaxou e ele parou de lutar. Ele se acalmou e os braços dele foram relaxando e, de repente, caíram umas lágrimas. Fiquei mais um tempo beijando e abraçando ele. Quando fui embora falaram que ele tinha entrado em coma. Aí pensei: ‘caramba, ele entendeu. Quando fui embora, o hospital me ligou e disse: ‘assim que você saiu, ele morreu’. Na minha consciência, acho que ele achou que ia ser muito traumático se morresse na minha frente.”
Quitéria ainda está na Itália com a filha. Francesco morreu em 22 de março de 2023. Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos famosos e dos realities, acessando meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjZmgeVcJ7O0ZUgCixqgGQA