A maioria de nós sabe que um bom sono é um pilar da boa saúde, assim como o exercício e a boa alimentação. Ainda assim, a maioria de nós tem uma noite (ou muitas noites) em que tudo dá errado.
Talvez você tenha ficado acordado até tarde e só tenha dormido seis horas, em vez das sete a nove recomendadas. Talvez seu cérebro acelerado não tenha parado, e você tenha acordado de hora em hora. Ou talvez você tenha perdido uma noite inteira de descanso cumprindo um prazo prazo apertado.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Seja qual for o cenário, uma noite mal dormida pode destruir o dia seguinte. Abaixo, entenda como a privação de sono afeta você e como mitigar as consequências:
As pesquisas mostram que quando as pessoas são privadas de sono, têm tempos de resposta mais lentos, capacidade de tomada de decisão prejudicada, dificuldade em prestar atenção e pior memória. As pessoas também são mais propensas a se sentirem ansiosas, deprimidas e antissociais.
Os cientistas normalmente veem esses efeitos em estudos em que forçam as pessoas a ficarem acordadas por 24 horas, mas Eti Ben Simon, cientista pesquisador do Centro de Ciência do Sono Humano da Universidade da Califórnia, Berkeley, diz que se você “simplesmente tirar um uma ou duas horas por algumas noites, você acaba vendo o mesmo perfil surgindo.”
No cérebro, estas alterações manifestam-se como menos atividade no córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento, tomada de decisões e outras funções executivas. Ao mesmo tempo, há mais atividade na amígdala, uma área do cérebro envolvida em sentimentos de medo e ansiedade.
O post Descubra como salvar o seu dia depois de uma noite mal dormida apareceu primeiro em EM OFF.