Um estudo divulgado pela revista científica Nutrients, sugeriu que a ingestão regular de duas fatias de pizza está associada a efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que beneficiam a saúde das articulações. Os responsáveis pela pesquisa acreditam que as vantagens são proporcionadas devido a dois ingredientes chave: queijo mussarela e azeite de oliva.
A pesquisa explorou a possível relação entre o consumo de pizza e a atividade da doença em pacientes com artrite reumatoide. O objetivo era investigar se o consumo da iguaria italiana tinha algum impacto positivo na progressão da doença. A artrite reumatoide é um problema de saúde caracterizado por inflamações crônicas nas articulações, como os cotovelos e os joelhos..
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O estudo acompanhou 205 voluntários, com idades entre 18 e 65 anos. As pessoas que comiam até dois pedaços de pizza por semana tinham menor risco de apresentar sintomas da artrite reumatoide, quando comparadas às que consumiam menos de uma fatia. Os cientistas destacaram, no entanto, que os benefícios encontrados no estudo se referem à receita tradicional italiana, que oferece uma composição nutricional equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras.
De acordo com eles, as conclusões não valem para as pizzas congeladas, que são consumidas rotineiramente em outros países. No entanto, é importante ressaltar que os mecanismos exatos por trás dessa associação não foram totalmente compreendidos e requerem investigações adicionais.
Artrite reumatoide
A artrite é uma inflamação aguda, autoimune e que deve ser tratada continuamente, a fim de evitar a progressão da doença. A artrose é uma doença degenerativa gradativa que, de acordo com vários fatores aceleradores ou não, está presente em toda a população.
Sintomas
Os principais sintomas que podem indicar a doença são:
Tem cura?
Não há possibilidade de cura total. O paciente pode buscar conter a evolução e até mesmo a inatividade da doença, reduzindo as crises de dor (atividade da doença), por meio da realização correta do tratamento, alimentação saudável, atividades físicas para evitar perda muscular e fisioterapia.
Tratamento
Existem diversas classes de medicamentos para tratar a artrite reumatoide, desde anti-inflamatórios corticoides (usados para as fases de inflamação aguda), até drogas chamadas DMARDS (antirreumáticas modificadoras de doença), sendo essas imunossupressores.
Atualmente também existe uma classe de agentes imunobiológicos. Além disso, o paciente com o diagnóstico deve realizar fisioterapia e fortalecimento muscular. Vale ressaltar que o melhor tratamento medicamentoso deve ser prescrito por um profissional.
O post Duas fatias de pizza podem te ajudar a não desenvolver essa doença apareceu primeiro em EM OFF.