Muitos fãs e internautas foram pegos de surpresa na tarde desta terça-feira (27) após o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgar que o apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de rins nesta segunda (26). Porém, o artista já esperava por um órgão desse tipo desde o ano passado, quando fazia ao menos três sessões de diálise por semana.
A jornalista Sonia Abrão, do programa “A Tarde é Sua”, informou na atração desta tarde que Faustão esperava por um novo rim desde agosto de 2023, enquanto estava internado para a realização do seu transplante cardíaco. Ele recebeu um novo coração em 27 de agosto do ano passado e fazia três sessões de diálise para limpar o organismo antes da operação.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A diálise funciona como um tipo de “rim artificial”, em que uma máquina é utilizada para a remoção de solutos, como ureia, creatinina e potássio, que podem estar em níveis maiores que o permitido no corpo do indivíduo. A diálise auxilia a manter a pessoa estável até que seja proporcionado o transplante, que pode curar o paciente de forma definitiva.
Faustão foi internado no domingo (25), após um novo quadro grave de insuficiência renal, ou seja, quando os rins não funcionam em sua plenitude. Por isso, foi submetido nesta segunda-feira (26) a um transplente de rins no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A equipe responsável emitiu uma nota sobre o estado atual do apresentador.
“O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado”.
Não há previsão de alta. Agora, Faustão será acompanhado pela equipe médica para acompanhar a adaptação do novo órgão. “A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”.
Leia mais:
O post Faustão fazia diálise e esperava por rim antes mesmo do transplante de coração apareceu primeiro em EM OFF.