Na noite desta terça-feira (25), o jornalista Gabriel Vaquer divulgou com exclusividade que o jornalista Luiz Bacci foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar uma multa no valor de R$106,4 mil por conta de uma publicação feita no Instagram. A condenação aconteceu na última segunda-feira (24), após o apresentador do “Cidade Alerta” ser denunciado por propaganda eleitoral irregular depois de publicar uma suposta pesquisa eleitoral. A decisão da juíza foi tomada depois que o comunicador não conseguiu provar que a enquete era verdadeira.
Contextualizando: no último dia 9 de junho deste ano, o jornalista Luiz Bacci usou as redes sociais para compartilhar com os seguidores uma suposta pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Nos resultados divulgados pelo comandante do “Cidade Alerta”, a pré-candidata Mara Bertaiolli, do PL, aparecia à frente nas pesquisas. Vale lembrar que o comunicador é natural da cidade de Mogi.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A denúncia do caso foi feita pelo partido Solidariedade e logo foi aceita pela juíza Ana Carmem de Souza Silva, do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). De acordo com as alegações do partido político, embora Luiz Bacci tenha publicado a pesquisa em que Mara Bertaiolli aparecia na liderança, a enquete fazia parte de um levantamento interno do PL e não teria sido registrada no TRE, como manda a lei. O pedido de multa também teria partido do grupo político, que acusou o apresentador de propaganda eleitoral irregular e foi o responsável por pedir a retirada da postagem. O Ministério Público de São Paulo também concordou com o apontamento.
De acordo com a juíza responsável pelo caso, a publicação feita pelo comunicador “não se encontra nos moldes estabelecidos pela legislação eleitoral” e, com isso, não restou nada senão a condenação, com multa estipulada e a retirada da postagem. “Assim, norteada por esses critérios, levando em conta o alcance da notícia, dada a quantidade de seguidores do representado, e acolhendo a manifestação do Ministério Público Eleitoral, cumpre a aplicação de multa prevista em seu grau máximo”, afirmou. A decisão não cabe recurso. Com a sentença desfavorável ao jornalista, Luiz Bacci já retirou a publicação do ar e não quis comentar o assunto ao ser procurado pelo portal f5.
O post Luiz Bacci é condenado pela justiça e terá que pagar indenização exorbitante apareceu primeiro em EM OFF.