Nesta segunda-feira (13), os usuários da web foram surpreendidos por um vídeo onde um suposto pastor anunciava a criação da Primeira Igreja Bolsonariana do país, que teria como objetivo adorar o ex-presidente da República Jair Bolsonaro. No vídeo que causou muitas dúvidas nos internautas, o suposto líder religioso chegou a marcar uma inauguração para o santuário e divulgar o endereço. Por conta disso, o EM OFF decidiu investigar para saber se o político realmente começou a ser cultuado por seus seguidores.
O vídeo primeiramente se popularizou no Instagram após ser compartilhado pelo pastor Hermes Carvalho Fernandes, que achou um absurdo a criação de uma igreja para adorar Jair Bolsonaro. “Se me contassem, não acreditaria. A que ponto o fanatismo político e religioso priva as pessoas do bom senso e as coloca em uma bolha impermeável de idolatria desmedida. […] Chega a ser uma blasfêmia”, afirmou o líder religioso. Nos comentários, a suposta criação da igreja Bolsonariana também causou certa comoção nos seguidores do teólogo.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O vídeo em questão foi publicado pelo suposto pastor no TikTok e já possui mais de 95 mil visualizações. “Inauguração da primeira igreja ‘A Direita de Deus’. Bolsonarista”, anunciou ele na legenda do registro. “Amados e amadas de todo o Brasil, depois de uma orientação de Deus recebida no monte de orações e do sucesso dos cultos realizados na minha casa, onde eu arrebatava mais de 200 pessoas, Deus me orientou a criar a primeira igreja Bolsonariana do país com o nome ‘A Direita de Deus’”, anunciou o suposto líder religioso.
Em um outro momento do vídeo, o suposto líder religioso voltou a contar detalhes de uma conversa que teria tido com Deus. “Depois de muita orientação espiritual, Deus me fez entender que primeiro é Deus, segundo Jesus e aqui na Terra, a pessoa que nós precisamos nos pautar moralmente é [Jair] Bolsonaro. Aquele que intercedeu por todos nós como Presidente da República, querendo o bem do nosso país, o bem do nosso povo.”, explicou. Em seguida, ele mostrou a suposta inauguração da igreja, que seria no dia 05 de maio de 2024, às 19h. “Quero convidar a todos os paulistas, no Largo do Arouche, na primeira igreja ‘A Direta de Deus’, no culto de inauguração”, disse.
Curioso com a polêmica acerca da suposta igreja criada para adorar o ex-presidente Jair Bolsonaro, o portal EM OFF decidiu investigar pela web a origem do vídeo e acabou descobrindo que não, ela não é real. Apesar de ter viralizado no Instagram, o vídeo original foi publicado originalmente no TikTok, no último dia 5 de maio deste ano. Ele foi encontrado após algumas pesquisas no Google com temas bastante citados por apoiadores do político, como “#DireitaConservadora”, “#BolsonaroPresidente” e, principalmente, com o nome do assunto abordado pela gravação, “Primeira Igreja Bolsonariana”.
Já na legenda do vídeo original é possível ver que a gravação não passa de uma sátira, tendo em vista que o criador do conteúdo fez questão de deixar isso bem claro na legenda. “Vídeo sem base na realidade, piada, ironia, nenhum homem deve ser exaltado em igreja!”, escreveu ele. O perfil criador do vídeo é o @rod.rocha94 e leva o nome de “Rei do Gado”. Na biografia dele, o ator também faz questão de frisar que publica sátiras e vídeos de comédia: “Publicando fantasias, sátiras, comédia! Antaris, Ratanaba, Mib”, escreveu. Apesar disso, não foi possível descobrir o verdadeiro nome dele ou encontrá-lo nas outras redes sociais.
O post ‘Pastor’ anuncia criação de igreja para cultuar Jair Bolsonaro; entenda apareceu primeiro em EM OFF.