Nesta sexta-feira (26), o vocalista e cavaquinista do grupo Molejo, Anderson Leonardo, morreu aos 51 anos. Anderson foi diagnosticado com câncer inguinal no último ano, um tipo raro de tumor, que se desenvolve no pênis e no ânus. Ele deixa quatro filhos, Alissa, Leozinho Bradock, Rafael Felipe e Alice, de quatro anos. A informação foi confirmada pela família do artista, nas redes sociais
“Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”, diz a publicação.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
No começo do ano, o cantor foi internado às pressas no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, devido a fortes dores após um show. Desde então, ele passou por alterações em seu quadro de saúde, tendo um declínio acentuado no último domingo (21), quando a família realizou uma campanha com pedidos de doação de sangue para o artista nas redes sociais.
O que é o câncer inguinal?
O câncer raro que acometeu Anderson em 2022, se desenvolve na virilha a partir da metástase (disseminação) dos tumores localizados no pênis e no ânus. A neoplasia está associada a inflamações prolongadas, além disso, também pode estar ligado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV). É mais comum em homens acima dos 50 anos de idade, mas pode acometer jovens.
Sintomas do câncer inguinal
Dentre os sintomas mais comuns estão o aparecimento de nódulos (caroços) na região inguinal, isto é, da virilha. No entanto, podem causar dor, acompanhada de sangramentos, ou passar despercebidos. Durante uma participação no podcast “Rocinha cast”, em maio de 2023, Anderson chegou a comentar sobre o incômodo que estava sentindo em relação à sua região íntima.
“Quando vi que estava voltando a inchar, reparei que estava inchando em outra região. Está muito inchado. É f*da para colocar uma roupa, muito complicado. Esses dias eu fui tocar e vi que um casal ficou me olhando. Eu queria entrar num buraco. O casal saiu, senti que foi comentado, sabe?”, contou ele.
Outros sintomas são:
Diagnóstico
O diagnóstico da doença é feita através da biópsia. Além do combinação de testes, incluindo exame físico e exames de sangue.
Qual é o tratamento indicado?
De acordo com o Ministério da Saúde, é possível que seja feita uma cirurgia para a retirada do tumor. Mas quimioterapia e radioterapia podem ser outras opções viáveis de tratamento. Desta forma, o tratamento varia para cada caso.
O post Quais os sintomas? Conheça o câncer que vitimou Anderson, do grupo Molejo apareceu primeiro em EM OFF.