O SBT levou a pior em um processo movido pelos artistas Maria Carolina Melo e Luca Bastolla. De acordo com os autores da ação, a emissora de Silvio Santos plagiou algumas de suas artes na novela “As Aventuras de Poliana”. O martelo foi batido e, sem poder recorrer, o canal terá que desembolsar mais de meio milhão de reais.
As imagens questionadas pelos artistas ganharam grande destaque na fachada do colégio do folhetim teen. No entanto, o SBT não tinha autorização para utilizá-las. Além disso, nem mesmo os créditos foram dados. A decisão foi divulgada pelo jornalista Rogério Gentile, do portal UOL, que revelou ainda trechos dos autos.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Segundo a defesa dos artistas, dos 100 episódios exibidos até outubro de 2018, 34 continham as artes. “O prejuízo pela falta de divulgação dos créditos nas obras é incalculável, pois as milhões de pessoas que acompanham a novela são público em potencial dos artistas“, destacou Gelsa Marques da Silva, advogada dos artistas.
DECIDIDO
Por sua vez, o SBT afirmou que as imagens utilizadas no cenário da novela (lava vulcânica, corações e raios) não são caraterizadas como autorais. Entretanto, o entendimento da Justiça foi outro. De acordo com o desembargador Natan Arruda, “ficou evidenciado o procedimento abusivo”. Sendo assim, o canal do Homem do Baú foi condenado e terá que pagar nada menos que R$630 mil.
O post SBT é condenado por plágio e terá que pagar bolada de indenização apareceu primeiro em EM OFF.