Uma gravação perdida dos Beatles tocando em um show íntimo em uma escola de Buckinghamshire há mais de 60 anos foi recuperada – e poderá em breve estar em exibição pública. Sir Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr se apresentaram tanto para alunos como para professores em Stowe no dia 4 de abril de 1963.
O ex-aluno John Bloomfield, que na época era um funcionário de palco da escola, filmou o show especial e espera que sua gravação em breve seja aprimorada com a ajuda de tecnologias especiais. “As conversas estão em andamento para limpar [a fita] e para [o arquivamento em] uma casa permanente em uma instituição cultural nacional”, disse a jornalista da BBC Samira Ahmed, que descobriu a história. Ela acrescentou para o The Observer: “John sente fortemente que não deve acabar, como tantas relíquias dos Beatles, no cofre de uma pessoa privada”.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O ex-aluno chegou a pensar em colocar um microfone na frente do palco para gravar o show, mas temeu que a qualidade fosse inútil e o manteve guardado em segurança durante a melhor parte de seis décadas. Durante o show, os Beatles tocaram mais de 23 músicas, incluindo seu segundo single Please Please Me, I Saw Her Standing There, e I Just Don’t Understand.
A emocionante revelação chega quatro meses depois de ter sido confirmado que fotos inéditas de Sir Paul serão expostas na National Portrait Gallery no final deste ano. As imagens exclusivas foram tiradas pelo músico entre dezembro de 1963 e fevereiro de 1964 – desde o surgimento da Beatlemania em Liverpool até a apresentação no The Ed Sullivan Show em Nova York para um público de milhões de pessoas.
A exposição Paul McCartney Photographs 1963-64: Eyes of the Storm acontecerá entre 28 de junho e 1 de outubro e tem tudo para se tornar uma das principais exposições do Verão europeu.