HÁ 35 anos no ar, ‘A Praça humorísticos que já carrega a marca do SBT. A atração criada por Manoel de Nóbrega em 1950 reuniu veteranos e novatos, fazendo história no humor televisivo. Diversas vezes o programa comandado por Carlos Alberto de Nóbrega ficou em primeiro lugar no Ibope, deixando a Globo comendo poeira. E isso, é claro, chamou a atenção do concorrente, que cogitou contratar para si o formato e o elenco.
Contudo, uma condição colocara pela direção da emissora carioca acabou com as chances dessa negociação acontecer. Em maio deste ano, durante uma entrevista ao The Noite, Carlos Alberto de Nóbrega contou como foi o momento em que recebeu o convite da Globo. Após ele impor muitas condições, o diretor do canal na época, José Bonifácio de Olviera Sobrinho, o Boni, ficou desagradado.
“Disse que se eu fosse iria todo mundo comigo, até meu camareiro. E ele [Boni] disse: ‘Só não quero um, a Velha Surda’. E a referência, até hoje, da ‘Praça da Alegria’ e da ‘Praça é Nossa’, é a Velha”, revelou Carlos Alberto. O personagem clássico de Roni Rios, a Velha Surda, ainda é um dos grandes símbolos do programa. Tanto que, apesar das críticas pelo humor ultrapassado e de duplo sentido, o sucesso sempre foi gigante.
“Então eu falei ‘se o Roni não vier, não vem ninguém’. Graças a Deus eu fiquei [no SBT]. Se eu estivesse em outra emissora, eu jamais faria 35 anos de carreira com a ‘Praça’. Silvio me deu liberdade”, disse o veterano. Vale recordar ainda que Roni Rios permaneceu na atração até o fim da vida. O artista faleceu em 2001, após enfrentar uma luta contra um câncer linfático.