Uma das jovens promessas da Globo, Mabel Calzolari, enfrentou uma batalha contra uma rara doença, mas após dois anos, acabou perdendo essa luta e entristecendo muitos com a trágica notícia da sua morte. A atriz fez parte do elenco de Orgulho e Paixão (2018), além de ter participado de ‘Malhação’ e também trabalhar como modelo.
Em resumo, Mabel tinha apenas 21 anos e sofria de aracnoidite adesiva. Se trata de uma inflamação em uma das membranas que envolvem os nervos da medula espinhal, a aracnóide. A enfermidade é grave e não tem cura. Nascida na Argentina, Mabel se mudou para o Brasil aos seis anos e deixou um filho de apenas dois anos, Nicolas, fruto do seu relacionamento com o também ator João Fernandes.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Sem plano de saúde, a jovem esteve internada em hospitais públicos no Rio de Janeiro, sendo acompanhada pela mãe, que é cabeleireira. Nos últimos meses de vida, ela informou os seguidores sobre o que estava passando. “Permanecer aqui foi muito difícil. Desenvolvi síndrome do pânico. Não foi nada legal. Graças a Deus, apareceu um psiquiatra maravilhoso só para falar comigo e me ajudar. Por isso que estou tão bem. Eu me excluí do mundo, não conseguia vir aqui, chorava o tempo todo, achava que ia morrer. Mas estou medicada e está tudo ok”, postou a atriz.
A qualidade de vida da jovem foi bastante prejudicada pelos sintomas da doença. O que começou como espasmos nos braços e pernas, resultou na perda dos seus movimetnos nos membros inferiores, impedindo a mesma de andar. Ela enfrentou ainda nove cirurgias, que alteraram seu sistema nervoso. Uma de suas colegas e amigas, Monique Curi, fez até mesmo uma vaquinha virtual para ajudar a auxiliar os gastos do tratamento.
Monique foi quem relatou com detalhes como tudo aconteceu. “Tudo começou com a aracnoidite, uma inflamação na coluna [com a qual ela foi diagnosticada em 2019, pouco depois de dar à luz]. A luta dela era para não ficar tetraplégica. A partir daí a gente pediu ajuda. Todo mundo ajudou tanto. Só que, de dezembro para cá, ela abriu a coluna nove vezes. Abrir tanto a coluna desse jeito, eles tentando resolver o problema da aracnoidite, pode ter causado alterações no sistema nervoso. Porque ela começou a ter sintomas, e ninguém conseguia descobrir o que era. Os exames não davam nada. Não tinha infecção, não tinha nada. Ela fez não sei quantas ressonâncias, tomografias, cintilografias… Ela fazia tudo e não dava nada. Na semana passada, ela começou a ter convulsões e começou a não reconhecer mais as pessoas”.
Além disso, também foi ela quem informou sobre a morte de Mabel. A atriz já havia sofrido uma parada respiratória e precisou ser intubada. A situação se agravou, resultando em uma nova parada respiratória e, em seguida, uma parada cardíaca de 12 minutos. No dia 22 de junho de 2021, Mabel teve a morte cerebral decretada.
Através das redes sociais, a amiga avisou: “Passando para dar uma notícia que eu não queria dar. Mas estou recebendo inúmeras mensagens perguntando da Mabel. Hoje a gente teve a confirmação que não queríamos ter. Acabou. A Mabel não está mais entre nós. É inacreditável”, lamentou. Monique acolheu ainda o filho da amiga, Nicolas.
Em entrevista a revista Quem, ela declarou que os órgãos da jovem seriam doados: “Foi confirmado e ela vai doar os órgãos. Provavelmente serão 10 vidas salvas. Isso está deixando a Silvinha, mãe da Mabel muito, muito conformada. Porque imagina se tivesse uma coluna para salvar a Mabel, né? Ela não teve… Então através dos órgãos da Mabel, ela vai salvar pessoas que estão sofrendo tanto quanto ela estava”, informou.
O namorado e pai de seu filho, na época, também se manifestou emocionado sobre o acontecimento. “Hoje eu perdi minha vizinha, minha amiga, inspiração, namorada, noiva, ex, amiga, parceira e mãe do meu filho. E o mundo ganha mais um capítulo sobre a história da mulher mais sinistra que eu já vi. Obrigado por lutar tanto por nós, pela nossa família, por ter me escolhido e me dado o maior presente que existe no mundo”, publicou João Fernandes.