A ansiedade é um problema de saúde mental que afeta milhões de indivíduos em todo o mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam, inclusive, que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: atualmente, os que sofrem com esse transtorno já representam 9,3% da população.
A condição é uma resposta natural do corpo ao estresse, mas quando se torna excessiva e persistente, pode evoluir para um transtorno que reduz consideravelmente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, além de representar também um fator de risco para o surgimento de outras doenças.
Felizmente, hoje já existem várias abordagens terapêuticas para o tratamento da ansiedade. A conscientização crescente sobre saúde mental e a importância do autocuidado também têm ajudado a mitigar o estigma em torno do transtorno de ansiedade, encorajando mais pessoas a buscar ajuda profissional.
Uma das técnicas que vem ganhando destaque como uma opção eficaz e natural é a hipnoterapia, especialidade de Agatha Olinger, que atende em Florianópolis. Ela ressalta que o tratamento é importante não apenas para o indivíduo, mas também para as pessoas que o cercam. “A compreensão da ansiedade como uma questão legítima de saúde e a busca por tratamentos adequados são essenciais para enfrentar esse desafio crescente e promover o bem-estar mental na sociedade atual”, afirma.
Agatha explica que a hipnoterapia é uma abordagem que utiliza a hipnose como uma ferramenta terapêutica para ajudar no tratamento de diversas questões — inclusive a ansiedade. Durante uma sessão, o terapeuta induz no paciente um estado de relaxamento profundo e foco aumentado conhecido como transe hipnótico. “Nesse estado, o terapeuta pode ajudar a pessoa a acessar pensamentos, sentimentos e memórias subjacentes que podem ser difíceis de alcançar na consciência normal”, explica ela.
Estudos científicos recentes têm demonstrado, inclusive, a eficácia da hipnoterapia no tratamento do transtorno de ansiedade. Entre os principais benefícios, é possível destacar:
⦁ Controle dos sintomas: A hipnoterapia pode ajudar a pessoa a controlar os níveis de ansiedade, reduzindo os sintomas como pensamentos intrusivos e preocupações constantes.
⦁ Alívio da dor crônica: Além de lidar com a ansiedade, a hipnoterapia pode ser eficaz no tratamento da dor crônica, ajudando a pessoa a gerenciar e reduzir o desconforto físico.
⦁ Superação de medos e inseguranças: Através da hipnoterapia, é possível abordar e superar medos e inseguranças que estão contribuindo para a ansiedade, promovendo um senso de autoconfiança e superação.
⦁ Melhoria do sono: A hipnose pode auxiliar na melhoria da qualidade do sono, ajudando a pessoa a relaxar a mente e o corpo, facilitando um sono mais tranquilo e reparador.
⦁ Autoconhecimento: A hipnoterapia possibilita uma maior introspecção e autoconhecimento, permitindo à pessoa entender melhor suas emoções e padrões de pensamento, auxiliando no enfrentamento da ansiedade.
Um dos pacientes de Agatha Olinger, Marcos A., conta que o tratamento com a hipnoterapia foi um divisor de águas em sua vida. “Tinha crises de ansiedade quase diariamente, até já fui parar no hospital várias vezes pensando que estaria sofrendo um ataque cardíaco”, afirma. “A hipnose realmente foi a cura para as crises que me assombravam. Sou muito grato a Agatha por todo o processo de evolução nas sessões de hipnoterapia”, completa ele.
Se você também busca aliviar os sintomas da ansiedade e recuperar o bem-estar emocional através de um tratamento natural e eficaz, saiba mais sobre o trabalho de Agatha Olinger em www.agathaolinger.com