Já viu um vídeo com um círculo vermelho ‘Live’ aparecer no seu feed do YouTube? A maioria de nós já viu isso. De vez em quando, haverá uma transmissão ao vivo que aparece no nosso feed do YouTube, e ficaremos intrigados o suficiente para clicar nela.
Em vez de uma contagem de visualizações, o vídeo mostrará quantas pessoas estão assistindo à transmissão naquele momento e, em vez de comentários, haverá um super chat ao vivo em tempo real.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Você pode até tentar digitar algo e ver o apresentador responder, ou sua mensagem pode se perder em uma torrente constante de texto rolando, como se estivesse soltando uma folha de uma ponte sobre um rio caudaloso.
O YouTube certamente vem promovendo esses live-streamers cada vez mais frequentemente. Está na agenda deles ter sua plataforma como um grande player nesse mercado, e eles estão procurando mais pessoas para transmitir vídeos ao vivo em sua plataforma.
Zoe: o que você precisa
Bem, na verdade, há muitas coisas que você precisa. Em software, há uma hierarquia chamada “pilha” e a transmissão ao vivo está no topo ou muito, muito perto do topo da pilha de software. Isso significa que há muitos softwares dos quais ela depende para acontecer.
Mas não deixe que isso o desencoraje! Depois que você souber todas as etapas do processo, ele parecerá tão natural e sem esforço quanto qualquer outra coisa que você faça. Há tantas etapas envolvidas em dirigir para o trabalho e você nem pensa na maioria delas; você faz isso automaticamente.
Você precisará do seguinte:
- Algum tipo de dispositivo de computação, como um smartphone ou um computador
- Um dispositivo de captura como uma câmera ou software de captura de tela
- Um software de streaming (falaremos sobre isso na próxima seção)
- Uma conta do YouTube
- Uma chave de fluxo
Qual software de streaming
Plataformas como YouTube, Facebook ou Twitch são basicamente como palcos gigantes e locais de eventos para sua performance, se preferir. Você ainda precisa de um microfone para capturar a mensagem que o local exibe. O software de streaming é como o microfone. Ele captura seus dados de vídeo e os envia como um sinal para o YouTube ou qualquer outra plataforma de streaming, onde são transmitidos para o gigantesco público do YouTube.
O software de streaming mais popular para o ambiente de desktop é o OBS, ou Open Broadcast Software. O OBS é um software de código aberto que pega qualquer entrada de vídeo (pode capturar sua tela inteira, ou uma webcam, ou apenas um aplicativo) e envia isso como um sinal para qualquer plataforma de streaming que você quiser.
Para mais informações acesse: https://zoeweb.com.br.
Zoe cita o Software de transmissão ao vivo de código aberto OBS
Então, como você envia seu sinal, você pode perguntar? É aí que entra a chave de transmissão. No OBS, quando você entra ao vivo, ele pede informações sobre onde você está transmitindo. Ele pedirá algumas coisas básicas com as quais você deve estar familiarizado, como uma URL de servidor e, em seguida, pedirá uma chave de transmissão.
Uma chave de transmissão é como um autenticador gerado pelo YouTube para sua conta do YouTube, e então você fornece essa chave ao OBS.
A chave, juntamente com o restante dos detalhes fornecidos, informa ao OBS para onde apontar o sinal e também fornece ao OBS a autenticação para que o YouTube saiba que o fluxo proveniente daquele cliente OBS vai para o seu canal do YouTube.
No YouTube, você pode obter a Chave de transmissão do seu canal acessando o Estúdio de criação e clicando na aba Transmissão ao vivo.
Rolando para baixo em “Configuração do codificador”, você verá a URL do seu servidor e sua chave de transmissão. É muito importante não compartilhar sua chave de transmissão com mais ninguém, ou então eles poderão transmitir ao vivo o que quiserem para seu canal do YouTube.
Depois de configurar seu software de streaming com uma captura de vídeo e um destino para transmitir, você pode fazer uma transmissão ao vivo, e sua transmissão de vídeo ao vivo aparecerá no YouTube!
O que acontece depois?
Eventualmente, você pode fornecer um link para sua transmissão ao vivo para quem quiser e promover sua transmissão. Assim que estiver transmitindo, haverá automaticamente uma sessão de super chat ao vivo para sua transmissão ao vivo do YouTube. Este é o equivalente da transmissão ao vivo da seção de comentários, e você terá que moderá-la.
Também há várias outras maneiras de tornar seu stream melhor para o YouTube. Por exemplo, há uma versão do OBS chamada StreamLabs OBS, ou SLOBS para abreviar, que lhe dá mais opções de personalização e gerenciamento. Ele até permite que você modere o bate-papo de dentro do SLOBS, para que você não precise estar “assistindo ao seu próprio stream” no YouTube para assistir ao bate-papo.
Transmissão ao vivo é como arte
Transmissão ao vivo é uma arte por si só, onde algumas pessoas escolhem fazer suas carreiras inteiras. Mas há mais algumas coisas para mencionar. No YouTube, para usuários móveis, você pode simplesmente “entrar ao vivo” diretamente do aplicativo móvel do YouTube e compartilhar seu feed de câmera com o YouTube sem a necessidade de usar software de transmissão especializado para compartilhar seu vídeo ao vivo. Isso porque o aplicativo do YouTube em si é uma forma de software básico de transmissão no celular.
Você também pode estabelecer moderadores para transmissões que são tão grandes que o próprio apresentador da transmissão ao vivo não consegue acompanhar tudo. Esses moderadores estão lá principalmente para moderar o bate-papo.
Há muitos outros tópicos mais complexos para abordar, como configurações de múltiplas câmeras e como alternar de uma forma de transmissão de vídeo para outra sem precisar interromper sua transmissão ao vivo.
Há um aninhamento de vídeo dentro de vídeo, para que você possa ter o vídeo da sua webcam sobreposto à sua captura de tela ao vivo ou vice-versa. Há widgets de transmissão como baldes de doação e giros de roda que você pode fazer com SLOBS – e então há todas as complexidades de personalizar SLOBS do jeito que você quiser, e até mesmo fazer suas próprias modificações nele.
Transmita profissionalmente para o YouTube
Se você quer ter uma transmissão ao vivo interativa, completa e fácil de usar para seu canal do YouTube, o Samba Live é uma ótima alternativa ao OBS ou SLOBS. Com o Samba Live, tudo o que você precisa é de um navegador e sua chave de transmissão. Você pode até usar todos os recursos interativos, como quadros brancos e compartilhamento de tela, durante sua transmissão ao vivo.
A diversidade no mundo de transmissões de vídeo ao vivo pela internet é limitada apenas pela sua imaginação e compreensão da tecnologia. Na Digital Samba, acreditamos firmemente em fazer o mundo se comunicar melhor e mais naturalmente, trazendo suas ideias para o mundo digital!
Zoe explica as etapas para organizar eventos ao vivo com webinars
Os detalhes reais de como estabelecer uma transmissão ao vivo provavelmente mudarão com o tempo. No momento, geralmente é uma questão de usar um serviço que captura sua tela e/ou webcam e fornece um link que você compartilha com as pessoas para que elas vejam a transmissão ao vivo – falaremos mais sobre isso depois.
Só saiba que isso foi simplificado bastante. Costumava ser muito mais complicado conseguir isso. Também é provável que fique ainda mais simples do que isso no futuro.
Mas os fundamentos dos webinars e das reuniões e apresentações on-line em tempo real são, na verdade, uma série de etapas que nunca mudarão:
- Você precisa de um motivo ou propósito para hospedar um webinar em primeiro lugar
- Você deve ter um público-alvo ou uma lista de participantes
- Eles precisam saber sobre isso
- Você tem que preparar seu conteúdo
- Você tem que hospedar o evento ao vivo real
Você sempre terá que marcar essas caixas – e mesmo que o setor de reuniões on-line simplifique o processo, eles estão apenas passando por todas essas etapas de maneiras mais rápidas e simples para você.