Transmissão ao vivo é fundamentalmente uma tecnologia que faz sua mensagem alcançar mais usuários. Pense no que o rádio, a televisão ou o alto-falante fizeram pela sociedade e o que fizeram pela comercialização mais especificamente. É isso que a transmissão ao vivo está fazendo pela nova geração de consumidores. Marcas que descobrirem isso e se adaptarem a isso cedo terão uma vantagem sobre outras marcas.
Essencial para construir marcas
Este método de marketing é construído com base na tecnologia da informação, que tem custos decrescentes, desempenho acelerado e penetração de mercado exponencial. Dez anos atrás, a transmissão ao vivo era uma opção viável para marcas pioneiras usarem. Elas se conectariam à sua base de usuários, que estavam todos assistindo por meio de seus computadores de mesa.
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Agora, a transmissão ao vivo de vídeo é quase essencial para a construção de marcas. A transmissão ao vivo está mais integrada e mais fácil de organizar do que nunca, e seu público pode se conectar por meio de celulares, que agora oferecem mais desempenho de mídia do que os desktops de dez anos atrás.
Uma transmissão ao vivo pode custar zero dólares e potencialmente atingir milhões de clientes em potencial. Ela se integra perfeitamente com várias plataformas de hardware. Ela funciona com diferentes plataformas de mídia também, como YouTube Live, Facebook Live e até mesmo LinkedIn. Esta é uma grande oportunidade para exposição de marca que tem custos que se aproximam de zero. Ela só vai ficar melhor e mais fácil com o tempo também.
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Engajamento direto
Transmissão ao vivo em plataformas de mídia social é uma conexão direta e pessoal com cada membro individual da audiência. Quando os membros da audiência usam seu espaço de mídia social para visualizar seu conteúdo, é o equivalente digital de levá-lo para a casa deles.
É aqui que eles se envolvem com a família e os amigos, contam piadas e compartilham opiniões. Colocar sua marca adjacente à onde cada membro individual da audiência vive a maior parte de suas vidas digitais pessoais é consideravelmente poderoso.
Uma transmissão ao vivo nas mídias sociais não é só isso. Imagine se em um evento principal da Apple cada membro da audiência de alguma forma conseguisse um lugar na primeira fila. Por meio do chat ao vivo e outras ferramentas participativas que você pode ter em sua transmissão ao vivo, há a sensação de que há uma multidão assistindo também.
Mas, quase paradoxalmente, com áudio e vídeo de alta qualidade, parece que o envolvimento é muito mais direto e pessoal para cada membro do público.
Gestão de público
Eventos transmitidos ao vivo são únicos em quão bem os organizadores do evento conseguem gerenciar o público. Dependendo de como a transmissão ao vivo é configurada, os moderadores podem ajudar os anfitriões a selecionar as melhores perguntas do público antes que elas sejam feitas. Isso garante as sessões de perguntas e respostas mais produtivas em qualquer plataforma de apresentação.
Em eventos ao vivo de verdade, o comportamento do público não é totalmente controlado como pode ser em transmissões ao vivo e webinars. Eventos transmitidos ao vivo não precisam se preocupar com vaias do público online da mesma forma que eventos encenados com públicos fisicamente presentes.
O software de transmissão ao vivo oferece mais controle, mas não menos espontaneidade em sua apresentação.
Fortes conversões de vendas
Eventos transmitidos ao vivo podem fornecer melhores conversões de vendas do que outros tipos de eventos. Especialmente empresas que oferecem produtos ou serviços de comércio eletrônico podem lucrar com transmissões ao vivo. É fácil integrar ofertas promocionais com seu evento transmitido ao vivo, o que pode gerar instantaneamente um grande número de vendas.
Além disso, a transmissão ao vivo também pode ser usada no marketing de conteúdo como uma ferramenta valiosa ao longo da jornada do comprador. Ela permite que você crie novas oportunidades de negócios ao se conectar com seu público de uma nova maneira.
Valor que persiste
Seus melhores momentos podem acontecer a qualquer momento. E se você sempre tivesse cada apresentação gravada em vídeo de alta qualidade e pudesse facilmente editar e reutilizar esses momentos capturados para vendas e outros materiais promocionais?
Pode ser bom ter uma participação realmente grande, mas e se você pudesse garantir que todos que quisessem ver seu evento pudessem comparecer e vivenciá-lo da mesma forma que todos os outros?
Usar vídeo ao vivo por meio de software de streaming permite a fácil recaptura de todos os eventos que ocorreram durante a transmissão ao vivo. Todos os grandes momentos que podem acontecer e acontecem ao vivo em situações espontâneas estão lá com total fidelidade para as eras.
A capacidade de fazer mais do que apenas ter uma ideia do seu público
A transmissão ao vivo gera uma tonelada de dados de mercado valiosos sobre seu público e seu desempenho que você normalmente não consegue medir tão facilmente. Em um evento transmitido ao vivo, você pode facilmente integrar canais de comunicação diretamente para seu público que seriam caros ou quase impossíveis de serem realizados de outra forma, como pesquisas de opinião em tempo real e estatísticas reais de engajamento do espectador.
Em um evento ao vivo, metade do seu público pode estar sentado lá, mas entediado, e você não teria ideia real de quantificar isso. Mas em transmissões ao vivo, a capacidade de atenção dos espectadores é muito mais perceptível. Pode ser que você tenha perguntas como:
- Houve mais espectadores no começo da minha apresentação do que no final? Se sim, quanto?
- Quando as pessoas assistem novamente à minha apresentação, que partes elas procuram?
- Quais são os sentimentos sobre minha apresentação?
Esses recursos exclusivos da transmissão ao vivo podem fornecer um feedback crucial sobre como seu público se sente em relação ao seu desempenho, algo que nenhum outro método de apresentação pode fazer facilmente.
Zoe esclarece os três princípios-chave para uma transmissão ao vivo bem-sucedida
Cada transmissão ao vivo tem três aspectos que controlam se a transmissão ao vivo será bem-sucedida ou não.
Qualidade de produção e estabilidade de transmissão ao vivo
Transmissão ao vivo é uma produção bastante envolvente que requer algumas considerações para estabilidade de transmissão ao vivo. Se sua transmissão ao vivo for off-line, será difícil para seu público sintonizar e virtualmente impossível para sua transmissão crescer e ter sucesso.
Da mesma forma, a qualidade da produção de transmissão ao vivo tem um efeito similar, o que significa que sua transmissão ao vivo deve parecer competitivamente boa em comparação com a média do setor. Transmissão é uma prática competitiva.
Cada transmissão ao vivo está competindo por audiência, e aquelas que ficam offline com frequência ou têm baixa qualidade de transmissão estarão em grande desvantagem competitiva.
Engajamento e interação
A diferença entre uma produção ao vivo e uma produção programada é a possibilidade de se envolver com uma audiência. Se você não está planejando se envolver com uma audiência ao vivo, então é melhor produzir seu show fora do ar e depois lançá-lo onde quer que você esteja publicando seu show.
Shows ao vivo que não envolvem um público presente não têm nenhuma vantagem sobre shows que não são ao vivo, mas ainda apresentam todos os riscos e desvantagens de produzir ao vivo.
É importante considerar como seu show irá interagir com o público. Haverá chamadas? Um chat ao vivo? Você vai fazer uma enquete com seu público?
Alcance e retenção
Há um ditado que diz que para pegar peixes você deve lançar sua rede onde os peixes estão. O mesmo vale para streaming ao vivo.
Um show que é produzido e publicado em lugares onde não há espectadores em potencial é tão bom quanto nenhum show. Além disso, um show que não retém espectadores é tão bom quanto um show sem espectadores.
Transmitir para locais onde haverá espectadores participando e de uma forma que os mantenha sintonizados é uma chave importante para ter um show ao vivo de sucesso, independentemente de quais sejam seus objetivos com o show.
Mais sobre multi-streaming com a Zoe
Cada grande plataforma de streaming tem seu próprio conjunto de desvantagens e problemas – mas o principal benefício para todas elas são os usuários que elas têm e retêm. Também é verdade que sua transmissão ao vivo tenderá a se agregar a uma plataforma – especialmente se você transmitir ao vivo em uma programação regular.
Isso significa que, ao fazer multistreaming, quer você tente ou não, a maior parte da sua audiência virá de uma plataforma.
O problema é que cada uma dessas plataformas tem seus próprios caprichos sobre o que permite ou não, o que desmonetiza seu canal e, geralmente, uma série de obstáculos que você precisa superar para continuar usando a plataforma.
No final das contas, você não está no controle — embora possa se beneficiar da base de usuários deles.
A chave é gerar sua própria base de usuários em sua própria plataforma de transmissão ao vivo, onde você está no controle. No final das contas, você quer ser dono do tráfego de usuários que você gera, para que nenhuma outra plataforma de transmissão possa tirá-lo de você por capricho.
A Zoe é uma ótima ferramenta para fazer exatamente isso porque permite que você aproveite duas possibilidades poderosas:
1. Transmissões ao vivo incorporáveis diretamente em qualquer página da web
Isso significa que você pode começar um site que você possui e direcionar tráfego para esse site com vídeo ao vivo agendado. Isso, em última análise, coloca você no controle total do seu stream. Embora você tenha que construir uma base de usuários puxando-os de outros pontos de tráfego pela internet.
2. Bibliotecas de conteúdo persistente
Depois que você produz um show ao vivo, o Digital Samba mantém uma cópia do show que você pode retransmitir para outras plataformas, como o Facebook, como se fosse uma produção ao vivo (o Facebook, o YouTube e o Vimeo não sabem se um arquivo gravado ou uma produção ao vivo genuína está sendo transmitido para eles; então, eles presumem que todas as transmissões são ao vivo e todos os uploads devem ser um arquivo pré-gravado) ou manter e enviar para qualquer outro local de publicação que você desejar.
Essas duas ferramentas permitem que você tenha a máxima exposição da sua transmissão ao vivo para o público em geral e uma maneira clara e óbvia de direcionar o tráfego para um site ou local que você controla.
Há muitas maneiras pelas quais as pessoas podem obter sucesso com transmissões ao vivo, mas essa estratégia permite que qualquer combinação seja alcançada cobrindo todas elas simultaneamente.