Joana Duarte nos explica o que é a “Terapia de Casal”, a especialista diz que a terapia é voltada para casais em crise que desejam resolver os seus problemas conjugais e manter a relação.
“Alguns casais têm receio de buscar a ajuda de um profissional para solucionar impasses íntimos, pertinentes somente aos cônjuges. Abrir a intimidade para uma terceira pessoa é uma de suas maiores preocupações”, explica ela.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Joana diz que os terapeutas são profissionais especializados em ajudar as pessoas a lidarem com conflitos que, para elas, soam como complicados e esdrúxulos.
Joana Duarte atende casais com problemas no relacionamento amoroso, na vida sexual, que desejam se divorciar, entre outros.
“Eu não faço julgamentos, o meu papel é analisar os problemas com empatia, procurando entender como o casal se sente. Então, os casais não precisam temer receber críticas ou serem censurados durante as consultas”, destaca Joana.
A especialista declara que as informações, os medos e os desejos para o relacionamento compartilhadas durante a terapia de casal são mantidas em sigilo tanto na terapia presencial quanto na terapia online.
Joana Duarte explica quais os benefícios da terapia de casal para os casais. “Namorados e casais casados que procuram uma maneira de se relacionar mais saudável e emocionalmente madura se beneficiam com a terapia de casal. Até casais divorciados podem fazer terapia para melhorar a convivência e cessar impasses que refletem no relacionamento com os filhos. O objetivo dessa modalidade de terapia é encontrar soluções para os problemas conjugais, visando tornar o convívio diário mais agradável e alinhar os objetivos dos cônjuges para o relacionamento”, conclui Joana.
Joana esclarece que o terapeuta não diz aos pacientes quais decisões devem tomar durante a terapia.
Ele apresenta caminhos para lidar com os problemas com base em suas análises das angústias e aflições de cada parceiro.
A responsabilidade de tomar decisões que modifiquem o direcionamento da relação é sempre dos casais.
Entre os benefícios desse tipo de terapia está a “Compreensão das necessidades do casal”, como indivíduos. Muitos casais se enxergam como uma unidade. Se um não está bem, o outro também não está.
Raramente são vistos em locais separados ou fazendo atividades sem o outro.
Além disso, repetem “você é a razão da minha vida” centenas de vezes.
Essa dinâmica, no entanto, não está errada, mas acaba nos fazendo crer que sem aquela pessoa a nossa vida não fará mais sentido. Isso não é saudável.
Antes de fazer parte de um casal, cada cônjuge é um indivíduo próprio com necessidades emocionais únicas.
Muitas vezes elas diferem das necessidades do parceiro. Mas, como não há esse entendimento de que cada um é cada um, a tendência é haver conflitos. Somos um quando nos juntamos, entretanto não nos devemos esquecer que temos características diferentes, que se não forem bem compreendidas, haverá sempre divergência.
Colocar a responsabilidade de sua felicidade e da satisfação de suas necessidades emocionais em outra pessoa é a receita certa para a decepção e a frustração.
O outro também não tem obrigação de assumir tamanha responsabilidade, pois ele já tem as suas questões emocionais para resolver. Neste caso temos de contar sempre um com o outro. E não imputar 100% da responsabilidade no outro.
Joana Duarte explica que a terapia de casal ajuda os casais a diferenciarem as suas necessidades e compreenderem que mesmo sendo uníssono em quase todas as situações da vida, é preciso respeitar o espaço ou momento de cada um.
Quer saber mais?! Não perca nos dias 7 e 8 de Maio de 2024, Joana Duarte irá realizar um evento totalmente online e com certificação. Se de uma chance para aprender um pouco com ela, sobre relacionamentos.
Para mais informações segue o Instagram: @joana_duarte_