Em uma votação organizada no ano passado pelo podcast Discoteca Básica, o álbum Clube da Esquina, de Lô Borges e Milton Nascimento, foi eleito o maior álbum brasileiro de todos os tempos. Os resultados foram divulgados na última segunda-feira (09/05), e a votação contou com 162 especialistas de diferentes áreas da produção musical.
A ideia da votação surgiu ao longo do segundo semestre de 2021 e envolveu nomes de respeito do mundo da música. Entre jornalistas, destacam-se Mauro Ferreira, Jotabê Medeiros, Nelson Motta; entre os produtores, Pupillo, Lampadinha e muitos outros, além de músicos, como André Abujamra e Leoni.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Para os hosts do Discoteca Básica, Guga Mafra e Ricardo Alexandre, a pesquisa entre especialistas representa o maior guia já feito sobre a produção fonográfica brasileira, tanto por causa do número de votantes quanto pelo número de discos que foram listados.
Como funcionou a votação que deu origem à lista
O Guia foi montado da seguinte maneira: cada um dos votantes contribuiu com sua própria lista de 50 melhores discos brasileiros de todos os tempos. O resultado geral, listando os 500 maiores discos da história da música nacional será lançado em um livro, que pode ser financiado através de uma campanha no Catarse até o dia 9 de julho.
Nessa temporada, a quarta do Discoteca Básica, os programas falarão a respeito do ‘top 30’ da lista. Em cada episódio, Guga, Alexandre e mais um convidado irão destrinchar um disco diferente. Abrindo a season, Samuel Rosa, mineiro e um entusiasta do Clube Da Esquina. “É muito impactante, um disco ecumênico, um disco de turma”, disse o vocalista do Skank.
O Top 10 foi divulgado pelo programa e conta com os seguintes discos:
1. Clube da esquina (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges
2. Acabou chorare (1972) – Novos Baianos
3. Chega de saudade (1959) – João Gilberto
4. Secos & molhados (1973) – Secos & Molhados
5. Construção (1971) – Chico Buarque
6. A Tábua de esmeralda (1974) – Jorge Ben Jor
7. Tropicália ou panis et circencis (1968) – Vários artistas
8. Transa (1972) – Caetano Veloso
9. Sobrevivendo no inferno (1997) – Racionais MC’s
10. Elis & Tom (1974) – Elis Regina e Tom Jobim