O longa Eduardo e Mônica, baseado na música da banda Legião Urbana, composta por Renato Russo, fez sua estreia no Globoplay na última sexta-feira (29/07). No filme, acompanhamos a história, que já encantava enquanto canção, de um amor que parecia improvável florescer entre duas pessoas essencialmente diferentes.
O casal é protagonizado por Gabriel Leone e Alice Braga, com direção de René Sampaio, que também é responsável por outra adaptação de uma música de Renato Russo para os cinemas: Faroeste Caboclo, lançado em 2013.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Na ocasião, os intérpretes de João do Santo Cristo e Maria Lúcia foram Fabrício Oliveira e Isis Valverde, enquanto Felipe Abib viveu Jeremias, fechando o triângulo principal da história. O mais legal foi poder ver na tela do cinema os personagens criados por Renato para a música, que tem quase 10 minutos de duração. Nomes como o primo de João, Pablo, o tal ‘peruano que vivia na Bolívia, e muitas coisas trazia de lá’.
Em Eduardo e Mônica não é diferente. O longa faz questão de passear por todas as referências citadas por Renato, uma pessoa extremamente culta e de conhecimento vasto, durante a música, que faz parte do álbum Dois, segundo trabalho de estúdio da banda, lançado em 1986. O filme, inclusive, se passa no mesmo ano.
O disco, como um todo, marca uma mudança na sonoridade do grupo, oriundo da cena punk e pós-punk. A própria faixa que embasa o filme mostra o que Renato e cia estavam propondo: um som com mais influências de folk rock e rock alternativo, apesar da presença de faixas como Fábrica e Metrópole, que surgiram ainda nos tempos de Aborto Elétrico, banda punk que deu origem ao Legião e ao Capital Inicial.
Outro ponto a ser levado em conta em Eduardo e Mônica é que a história é real, uma prática de Renato em outras músicas da sua carreira, como em Ainda é Cedo. Eduardo é Fernando Coimbra, enquanto Mônica é Leonice. Os dois conheceram Renato nos anos 80, na época em que o músico dava os primeiros passos dentro da cena do rock em Brasília.
O casal está junto até hoje. Fernando é embaixador do Brasil no México, enquanto Leonice é artista plástica, segundo informações levantadas pelo Gshow.