A vida do nosso querido Kanye West, ou YE, sempre reserva grandes ‘rolés aleatórios’. Desta vez não é diferente. O rapper está sendo processado por um pastor do Texas, que o acusou de ‘violação de direitos autorais’. O motivo da acusação é que o cantor, na faixa Come To Life, do disco Donda, usou trechos de uma pregação sem autorização prévia.
O bispo David P. Moten alegou em uma ação judicial, movida na corte de Dallas, que 20% da música é composta por um trecho de uma de suas pregações. É possível ouvir o sermão desde a introdução, que vai se estendendo ao longo da faixa.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“Os réus deliberadamente e sem a permissão ou consentimento da Autora amostraram extensivamente porções do Sermão”, escreveu Moten. “Ao longo de vários anos, os réus demonstraram um padrão alarmante e a prática de amostragem deliberada e flagrante de gravações de som de outras pessoas sem consentimento ou permissão”, diz um trecho da ação. As informações foram obtidas com exclusividade pelo TMZ.
Pode até parecer exagero que o líder religioso tenha tomado tal atitude, mas saiba que ele está amparado pela justiça norte-americana. Em uma decisão de 2005, um tribunal federal de apelações foi direto: “Obtenha uma licença ou não faça a amostragem”.
No início da música, é possível ouvir o trecho do sermão, que diz: “Minha alma grita ‘Aleluia’ E agradeço a Deus por me salvar, agradeço a Deus”. Em outro momento, a parte da pregação em que o Bispo fala “Hallelujah (Thank You, Jesus) Hallelujah (Yes) Hallelujah…” também foi usada como uma espécie de Sample por Kanye.
A música tem, ao todo, 5 minutos e 10 segundos. Segundo David P. Moten, cerca de 1 minuto e 10 segundos da música são ocupados pelos trechos da pregação do Bispo.
A princípio, Come To Life foi uma das faixas que passaram ‘despercebidas’ em meio a 27 músicas lançadas no disco. Ela estreou no Hot 100 da Billboard, por exemplo, na posição 77 em setembro, e por lá ficou apenas uma semana. No entanto, Donda alcançou o topo da Billboard 200 e o álbum passou 35 semanas nas ‘cabeças’.