O Brasil voltou a ser o segundo maior em realização de cirurgias plásticas no mundo em 2020, ano dos dados globais mais recentes disponíveis, perdendo só para os Estados Unidos. Contudo, nos dois anos anteriores (2018 e 2019), os brasileiros estavam no topo do ranking. No país do carnaval e de belos corpos expostos na Sapucaí e no seu extenso litoral, milhares de pessoas procuram médicos cirurgiões em busca de uma estética considerada perfeita, no intuito de se sentir bem consigo mesmos e elevar a autoestima e autoconfiança.
Embora sejam inegáveis os benefícios proporcionados pelas cirurgias plásticas, que podem literalmente mudar uma vida para melhor em um âmbito muito além da estética, o cirurgião plástico Dr. Luiz Cruz, aponta que é muito comum os pacientes buscarem obter os mesmos resultados de outras pessoas, se comparando em sua maioria com celebridades e figuras públicas. O médico aponta que esse comportamento pode ser prejudicial para os pacientes que desejam passar por procedimentos cirúrgicos estéticos. “Seja com a amiga, com uma personalidade famosa ou até mesmo com um resultado que aquela paciente viu na internet, costuma haver muita comparação. Contudo, é importante entender que o seu corpo algo único, que tem as suas curvas específicas, a sua pele específica e a sua capacidade de cicatrização específica, entre outros fatores que são somente seus. Por isso, o resultado da sua cirurgia plástica nunca será exatamente igual ao de outra pessoa, principalmente com o de celebridades que vivem da imagem, têm uma rotina totalmente diferenciada e fazem outros diversos procedimentos estéticos. Cada paciente deve ser avaliado tendo como ponto de partida o seu antes, de acordo com suas expectativas, que precisam ser realistas e condizentes com o seu biótipo”, revela.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A melhor escolha
O Dr. Luiz Cruz ressalta que quando o paciente se submete a uma cirurgia plástica tendo expectativas reais, o seu resultado é geralmente melhor ainda do que o esperado. “A verdadeira beleza reside no fato de sermos todos seres únicos e por isso tão especiais. A cirurgia plástica realça os seus pontos fortes e elimina as imperfeições que te incomodam. Contudo, não temos o poder de na mesa de cirurgia criar uma pessoa do zero, apenas retocamos aquele maravilhoso ser que já existe. Tenha uma referência no quesito estético dos resultados que quer alcançar, mas não tente ser uma outra pessoa. Você pode ter uma celebridade como referência, mas não tente ser uma cópia dela”.
O cirurgião também chama atenção para a importância de fazer boas escolhas, tendo como exemplo casos amplamente divulgados pela imprensa de pessoas que acabaram por se frustrar com os resultados pós cirúrgicos. “Infelizmente tomamos conhecimento com certa regularidade de pessoas que se frustram ou, até pior, sofrem deformações e danos permanentes no corpo, seja por não darem ouvidos a profissionais realmente experientes e qualificados, ou por acabarem optando por alternativas e procedimentos não aprovados pelos órgãos competentes, opções aparentemente mais baratas que prometem resultados quase miraculosos. Por isso, recomendo sempre que procure um cirurgião que, além de ser um profissional com as devidas habilitações e certificações, seja sério e sincero. É dever do profissional explicar os riscos e quais resultados podem ser atingidos, assim como é dever do paciente buscar informações e fazer a escolha mais acertada”, conclui.