Em meio a situação de crise financeira pós pandêmica, agravada pela guerra da Ucrânia e outros agravantes regionais, muitos negócios têm amargado baixa no número de clientes e vendas, frustrando projeções de crescimento feitas para o ano de 2022.
Contudo, muitos especialistas têm defendido a ideia de que é possível driblar a crise através do digital, investindo no marketing e vendas para essa plataforma. Mas até onde essa afirmação é verdadeira? O consultor de vendas e mentor de empresários, Vinícius Lira, afirma que sim. “Certamente as oportunidades proporcionadas pelo digital são a resposta para muitos empreendedores que não têm visto resultados através das estratégias mais tradicionais. O marketing digital não apenas ajuda a fechar vendas mas a potencializar o seu alcance de vendas”.
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Vale a pena investir no digital
Quando questionado se ainda vale investir em marketing digital em um mercado aparentemente saturado de investimento em tráfego pago e publiposts, Lira é certeiro. “A estratégia do marketing digital é uma das principais formas de uma empresa se comunicar com seu público, de forma direta, personalizada e no momento certo. Por esses motivos, conseguimos aumentar a exposição de uma marca para os consumidores e, consequentemente, gerar vendas. E não, o mercado não está saturado, porque ainda há muito a ser explorado”.
O especialista, que atende empresas e empreendedores de países como Noruega, França, Espanha, Portugal e Brasil, ressalta que a área do digital já vinha apresentando um crescimento significativo há um tempo, mas ganhou ainda mais relevância devido à crise sanitária, decorrente do novo coronavírus. “Nesse período, as medidas de isolamento social acabaram impulsionando, por exemplo, as compras pela Internet e levaram, para as lojas on-line, até mesmo as pessoas que antes compravam somente em lojas físicas.”
Segundo projeções da Escola Superior de Propaganda e Marketing, o crescimento anual da indústria de marketing digital deve ser de 9% ano a ano. Prevê-se um crescimento de 15,5% para a exibição digital, e um crescimento de 12,2% para as despesas de busca, ano após ano. Desde 2021, quase dois terços das empresas (63%) aumentaram seus orçamentos de marketing digital.
Todos podem vencer no digital
Lira também aponta que, independente do porte, empresas, devem ter profissionais que desenhem as estratégias digitais para conquistar presença e autoridade no ambiente virtual. “O Marketing Digital é o caminho para aproveitar o imenso potencial das redes sociais e suas ferramentas, e com ele sua marca irá atingir um público que você nem sabia que existia”, conclui.