No último domingo, durante a partida do Real Madrid contra o Valencia, o jogador Vinícius Júnior foi vítima de ataques racistas por parte de torcedores adversários. Diante desse lamentável episódio, pessoas de diversas partes do mundo manifestaram apoio ao atleta e repudiaram o racismo.
Uma dessas demonstrações de apoio foi a inesperada iniciativa das autoridades que controlam o Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais famosos do Brasil. Em sinal de solidariedade a Vinícius Júnior, as luzes do monumento foram apagadas por uma hora, em uma bela homenagem a um jovem atleta que está se destacando no futebol mundial.
A ação dos controladores do Cristo Redentor gerou grande comoção nas redes sociais. Muitos internautas destacaram que, com esse gesto de apoio, o Brasil mostrou que está do lado das vítimas de racismo e de todas as formas de intolerância. Além disso, a homenagem também foi vista como uma mensagem à FIFA e às autoridades do futebol, para que adotem medidas firmes contra o racismo nos estádios.
Diante de tantos episódios de racismo no futebol, é fundamental que a sociedade se una em defesa dos atletas que sofrem preconceito. Vinícius Júnior é um jovem talento do futebol, que também é uma vítima da intolerância. Que iniciativas como a do Cristo Redentor possam acontecer com mais frequência, para que todos os atletas saibam que não estão sozinhos nessa luta.