A recente polêmica envolvendo o descontentamento do rapper Djonga com sua ex-gravadora em relação ao pagamento de royalties e direitos autorais, levantou um alerta sobre a gestão desses direitos na indústria da música em geral.
Anualmente, a indústria da música movimenta cifras bilionárias, mas muitos artistas enfrentam dificuldades para receber a remuneração justa pelos seus trabalhos. A falta de transparência no pagamento de royalties tem gerado críticas e questionamentos sobre o tratamento dado aos artistas.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A falta de transparência no processamento e pagamento de royalties pode afetar negativamente os artistas de várias maneiras, não apenas com a perda de grandes quantias em dinheiro. A principal perda é a falta de confiança, o que causa retrabalho e um direcionamento de energia para tarefas que deveriam ser confiadas a terceiros.
A especialista em royalties Ana Carolina aponta para a complexidade das prestações de contas na indústria da música e alerta que a concentração de mercado e de informação dificulta o acesso dos artistas a informações cruciais sobre seus direitos autorais e pagamento de royalties.
“É importante destacar que a concentração de mercado facilita também a concentração de informação. Quando poucas empresas detêm a informação, os artistas ficam à mercê do formato de prestação de contas dessas poucas empresas”, explica a profissional. Apesar da descentralização do mercado musical nas últimas décadas, a informação é cada vez mais efêmera e volátil, o que impacta diretamente nos ganhos dos artistas.
Para evitar situações como a de Djonga, a empresa ORB Music investe em tecnologia para oferecer aos artistas um sistema de royalties que permite aos titulares terem acesso aos seus relatórios e visualizá-los em diversos formatos, além de contar com relatórios detalhados, um sistema de distribuição e processamento de royalties automatizado e inovação na criação e melhoria de ferramentas.
A ORB segue apostando em três pilares principais para coibir a distribuição injusta de royalties: excelência, transparência e agilidade. Com uma equipe multidisciplinar especializada em toda a questão operacional envolvida na garantia dos recebimentos dos direitos, a empresa tem uma área jurídica, uma área de cadastro e uma área de tracking&análise que trabalham dando todo o suporte para as equipes de LabelS e Publishing. Além disso, a empresa disponibiliza informações para os artistas sobre o funcionamento do fluxo de royalties na indústria como um todo e o fluxo interno que gere os valores disponibilizados nos relatórios.
Sobre a ORB Music:
A ORB Music é uma empresa inovadora e disruptiva que está revolucionando a indústria da música. Fundada em 2012, a empresa tem conquistado cada vez mais espaço no mercado e já conta com diversos parceiros de sucesso, incluindo compositores da TV Globo e artistas independentes. Com soluções eficientes e foco nos resultados, a ORB Music vem auxiliando artistas de todos os níveis a maximizarem seus ganhos na indústria da música. Para saber mais, acesse o site da ORB Music