Já não é mais a necessidade que tem levado grande parte dos brasileiros a empreenderem, mas sim o desejo de novas oportunidades. O foco é em alcançar novos objetivos profissionais, explorar áreas de interesse e gerar impacto positivo na sociedade. É o que afirma nova pesquisa do Global de Empreendedorismo, com estudo realizado pelo Sebrae. Os dados informam que 61% dos novos empreendedores no Brasil iniciam um negócio com esse novo olhar. Em 2020, metade dos empreendedores começou por necessidade, o que evidenciava uma mudança significativa de perfil nos últimos anos.
Um dos aspectos que leva esse público à sede de inovação é o recebimento de tendências vindas do exterior. Para mesclar todos esses pontos, o empreendedor Claudio Gonçalves, fundador da maior rede de atendimento de soluções auditivas do país desde 1998 – com a empresa Espaço da Audição (@espacodaaudicao) –, lançou o Podcast Arte de Vencer (@aartedevencer).
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
No programa, Claudio entrevista marcas como Microsoft, adiantando novidades. “Teremos uma IA que vai ser como um colega de trabalho muito rápido. Ele vai unir informações e passar soluções com base em qualquer pergunta que faça sobre especificidades da sua marca ou dos seus clientes, por exemplo. O nome dele é Copilot”, explica o Diretor de IA, Emerson Pinha, em entrevista para o podcast.
O vice-presidente e general manager da Red Hat, que já foi citado como um líder pela Forbes+, Paulo Bonucci, explicou no programa que um dos grandes equívocos das empresas brasileiras é tentar “fazer muita coisa” e não focar em um nicho mais coerente para iniciar. “A Amazon, por exemplo, começou vendendo livros”.
Gonçalves, por sua vez, diz que o caminho não é ignorar as tendências, mas saber mostrar para o público como elas podem agregar no seu negócio. Ele se refere às inovações feitas no seu negócio, o Espaço da Audição, que inclui especialistas renomados para atendimento auditivo, além de novos aparelhos, como os à prova d’água. A marca, que antes atuava como fornecedora, hoje volta a atender o público geral.
Com revelações sobre as armadilhas no ramo empresarial, Claudio afirma que o Podcast A Arte de Vencer mergulha em temas como marketing, neuromarketing, vendas, resiliência e inteligência emocional. Os episódios, que incluem histórias de superação diversas, são publicados semanalmente.