O Brutalista: uso de IA prejudica o filme?Astro reage. Produção causou polêmica com o uso da tecnologia para melhorar a atuação dos atores. A estória concorre a 10 Oscars. Entre as indicações estão melhor filme, melhor diretor, melhor ator para Adrien Brody, melhor atriz coadjuvante para Felicity Jones e melhor ator coadjuvante para Guy Pearce.
Veja também:
No início deste mês, o roteirista e diretor do filme, Brady Corbet, revelou que a empresa ucraniana de software de IA Respeecher foi utilizada para melhorar o sotaque húngaro de Brody e da coestrela Felicity Jones no filme.
“É uma língua com características únicas. Nós treinamos (Brody e Jones) e eles fizeram um trabalho fabuloso, mas também queríamos aperfeiçoá-la para que nem mesmo os moradores locais pudessem perceber qualquer diferença,” disse Corbet à publicação de tecnologia Redshark.
A reportagem rapidamente viralizou, com alguns expressando indignação sobre o uso de uma tecnologia que setores do mundo da arte consideram perigosa, no melhor dos casos, e ameaçadora para a sobrevivência, no pior cenário.
Corbet mais tarde recuou, dizendo em um comunicado: “As performances de Adrien e Felicity são completamente deles”, e argumentando que o uso da tecnologia era apenas para acelerar a pós-produção de um filme de baixo orçamento.
Em sua entrevista à Vanity Fair, o ator principal Adrien Brody reagiu às críticas dizendo que estava feliz que Corbet havia esclarecido seus comentários e que toda a situação havia sido exagerada.
“Eu entendo que vivemos em um tempo em que até mesmo a menção de IA causa reações,” ele disse à publicação, “Eu só gostaria que as pessoas tivessem mais compreensão do contexto e dos fatos das circunstâncias.”
Brody também defendeu sua performance e reafirmou o trabalho duro que foi feito para torná-la autêntica. “Primeiro de tudo, sou filho de húngaros e cresci com essa língua falada em minha casa. Na verdade, até integrei, dentro do diálogo húngaro, palavrões que não estavam no roteiro,” ele disse.
ASSISTA o trailer legendado abaixo:
Qual a trama do filme?
O Brutalista é um filme de ficção de 2024 sobre um arquiteto húngaro-judeu que foge da Europa após a Segunda Guerra Mundial para reconstruir sua vida nos Estados Unidos. O filme é baseado em pesquisas sobre o Holocausto e o Brutalismo, um estilo arquitetônico caracterizado por superfícies de concreto áspero.
Qual o elenco e diretor do filme?
O elenco traz Adrien Brody (O Pianista)no papel principal, além de Felicity Jones (A Última Carta de Amor) e Guy Pierce (O Senhor dos Mortos) entre outros.
A direção e o roteiro são do cineasta e ator americano Brady Corbet.Como ator, ele atuou no seriado Thirteen, no filme Mistérios da Carne e Melancolia, entre outros. O Brutalista é o terceiro filme do diretor.Anteriormente, ele dirigiu A Infância de Um Líder e Vox Lux, O Preço da Fama.
A estória é baseada em acontecimentos reais?
Todos os personagens do filme e os acontecimentos narrados são fictícios. Existiu um homem judeu na Hungria chamado Lászlo Tóth, o mesmo nome do personagem vivido pelo ator Adrien Brody, mas ele não era arquiteto, era geologista.O personagem real era apenas uma criança nos anos retratados no filme e mais tarde ele se mudou para a Austrália.
Os eventos mostrados no filme tem um contexto histórico real, a ida de judeus para os Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Muitos deles eram sobreviventes do massacre nazista conhecido como holocausto.
CLIQUE no link abaixo para visitar o Instagram do filme O Brutalista:
https://www.instagram.com/thebrutalistmov/?hl=en
CLIQUE no link abaixo para acompanhar o Repórter Hollywood tv no Instagram:
https://www.instagram.com/reporterhollywoodtv/reels
Jânio C.V.Nazareth, Los Angeles