Como o Led Zeppelin conquistou os fãs de rock no final dos anos 60, ‘desbancando’ os Beatles? Embora o LP de estreia da banda tenha vendido bem (alcançando a décima posição na América), isso não poderia explicar o fenômeno Zeppelin no final de ’69. Claramente, começou com as agora lendárias apresentações ao vivo da banda.
Todos, do Aerosmith a Roger Daltrey do The Who, relembraram seus primeiros shows no Zeppelin vividamente, e não demorou muito para Zep passar de banda de abertura a headliner. O público estava vendo algo que não havia obtido dos Rolling Stones ou do The Who.
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“Os Rolling Stones, embora elegantemente barulhentos, tocavam músicas”, escreveu Lisa Robinson (via Vanity Fair) após fazer o cover de Zep. “Led Zeppelin pegou o blues, adicionou influências orientais e mudou para folk acústico no meio de uma música. […] Você nunca sabia o que eles iriam fazer a seguir. Eles levaram a música rock a um novo nível progressivo.”
Olhando para trás na carreira de sua banda, o mentor de Zep, Jimmy Page, teve uma visão semelhante. Para Page, você poderia captar a essência do grupo ouvindo suas apresentações ao vivo no espaço de alguns meses. As explorações da banda no palco separaram Zep dos outros na cena – The Beatles incluídos.
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Como Robinson observou, o Led Zeppelin não tocava jazz ou operava como uma banda de jam. No entanto, eles se alimentavam da energia uns dos outros e corriam para novas direções sempre que o espírito os movia para o palco. Isso manteve os membros da banda em alerta tanto quanto o público.
“Há muita concentração no palco em um show do Zeppelin”, disse John Paul Jones em uma entrevista de 2003. “Você tem que estar pronto.” Quando Page discutiu as The BBC Sessions (1997) em Light and Shade, ele usou isso como uma oportunidade para destacar como o grupo estava sempre evoluindo.
“Led Zeppelin era uma banda que mudava as coisas substancialmente cada vez que tocava”, disse Page. Ele mostrou as duas versões do disco de “You Shook Me” como exemplo. “A versão que abre o álbum… não se compara à segunda versão, que foi gravada poucos meses depois.“
Para efeito de comparação, Page sugeriu que os ouvintes consultassem as gravações dos Beatles na BBC no espaço de alguns meses. “Se eles tiverem duas ou três versões de ‘Love Me Do’ ou qualquer outra coisa, eles serão todos idênticos”, disse Page em Light and Shade. “Essa era a diferença entre nossos contemporâneos e nós: o Led Zeppelin estava realmente mexendo com a música o tempo todo.”
No final de 1969, depois que os Beatles lançaram Abbey Road, Paul McCartney falou à BBC sobre os planos de sua banda para shows futuros (ou seja, se eles tivessem algum). Para McCartney, a ideia dos Fab Four se apresentando em grandes locais durante a turnê não parecia atraente, criativamente.
“Depois [de pequenos clubes], você começa a se apresentar no Peterborough Empire, Glasgow Empire, e você começa a atuar”, disse McCartney. “E nunca costumávamos variar o ato. Ocasionalmente, colocamos uma nova música. Mas acabamos de começar. Uma vez que você conheceu o ato, não havia realmente muito mais diversão nele. Normalmente era apenas, bem, lá vamos nós de novo.”
Na verdade, isso não se parece em nada com a abordagem do Led Zeppelin para se apresentar. Para Page, as duas versões de “You Shook Me” de Zep no BBC Sessions falam por si. “[Foi] uma indicação sutil de como a banda estava começando a se solidificar”, disse Page. “Estávamos ficando cada vez mais rígidos [no palco], ao ponto da telepatia”.