Ao longo de 2023, a televisão, e principalmente o setor de dramaturgia, que é uma verdadeira tradição na vida dos milhares de brasileiros, pôde ter sido recepcionada com diversas novelas inéditas, após os últimos anos assolados pela pandemia da Covid-19, que impossibilitaram suas gravações.
Em meio aos diversos sucessos que conquistaram o público, emissoras como a Globo e o SBT viram seus índices despencarem após emplacarem sucessos em seus respectivos horários de exibição das novelas nacionais.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Sabendo disto, o Observatório dos Famosos reuniu uma lista com 5 novelas que foram fracasso em audiência na TV em 2023. Confira:
Elas por Elas
Em cartaz desde o final de setembro, o remake da novela homônima de 1982 estreou com grandes expectativas, ao trazer uma obra contemporânea para o horário das seis, conhecida pelas produções, em sua maioria, de época, e o resultado foi previsível: queda de audiência.
Ao longo dos mais de 100 capítulos já transmitidos, Elas por Elas emplacou uma série de recordes negativos, e interrompeu uma histórica tendência de aumento de público na Globo, ao ser ultrapassada até mesmo pelas reprises veiculadas na emissora no horário vespertino. Até agora, a trama ocupa o posto de pior audiência já obtida por na faixa, e a tendência permanece sendo a mesma até o término, previsto para março de 2024.
Fuzuê
Após suceder o grande fenômeno Vai na Fé, a trama que marcou a estreia de Gustavo Reiz, ex-autor da Record, iniciou com grandes expectativas entre o público, mas encontrou a tendência da queda em seus índices a cada novo capítulo, com grandes chances de terminar como a novela menos assistida do horário em longos anos, a superar até mesmo Geração Brasil (2014).
Travessia
Mais uma trama com aposta de envolver tecnologia como pano de fundo para abordagem, a probabilidade da novela de Gloria Perez ter se tornado um sucesso era mínima, principalmente pelo afastamento do público da antecessora, o remake de Pantanal (2022). A trama, que foi encerrada em maio de 2023, foi concluída com a segunda menor audiência da história da faixa em mais de 50 anos.
Poliana Moça
A tentativa do SBT em dar continuidade à história de Poliana (Sophia Valverde), e desenvolver uma ‘segunda temporada’ da saga da jovem frustrou o público do SBT, e quebrou um império construído pela emissora de Silvio Santos ao longo da última década, tendo perdido a vice-liderança para a maior concorrente, a Record. A obra, então, terminou em maio de 2023, com o menor Ibope entre as produções infantis desde 2012, com Carrossel – até então.
A Infância de Romeu e Julieta
Após Poliana Moça, Íris Abravanel desenvolveu mais uma trama original, e trouxe a história clássica dos livros de romance, transformada numa obra de comédia romântica com personagens infanto-juvenis. Com o evidente desgaste, a produção foi perdendo o público da antecessora, e está no ar desde maio de 2023, com a chance de ser o folhetim nacional menos assistido do canal paulista desde 2009.
VEJA MAIS: Saiba qual foi a primeira novela brasileira a ter sido exibida no México