Na noite de terça-feira (17), a transmissão da partida entre Rosario Central (ARG) e Internacional pela Copa Sul-Americana foi um verdadeiro desafio para a audiência do SBT na Grande São Paulo. O jogo, que não despertou grande interesse do público paulista, resultou em uma acentuada queda nos índices de audiência da emissora de Silvio Santos, que acabou sendo superada pela Record com quase o dobro de espectadores. Enquanto o SBT registrava 3,9 pontos durante a partida, a Record manteve sua vice-liderança com a exibição de “A Rainha da Pérsia”, alcançando 6,9 pontos no confronto direto.
Os dados da Kantar Ibope, obtidos pelo Notícias da TV, revelam que a transmissão esportiva marcou picos de 5,3 pontos e manteve uma média de 4,0 durante o período em que a bola rolava. Curiosamente, programas regulares da emissora, como “SBT Brasil” (4,3), “A Infância de Romeu e Julieta” (4,4) e o “Programa do Ratinho” (4,0), conseguiram um desempenho superior ao da Copa Sul-Americana. Esse cenário evidenciou a dificuldade do SBT em captar a audiência com eventos esportivos de menor apelo local.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Veja também: “A Rainha da Pérsia” explode em audiência para a Record
O panorama se tornou ainda mais desfavorável quando analisado o desempenho das emissoras concorrentes no horário do jogo. A Globo liderou com folga, registrando uma média de 19,5 pontos, enquanto a Record ficou em segundo lugar com 5,8 pontos. Mesmo a Band e a RedeTV! não ficaram muito distantes, com 1,1 e 0,9 pontos, respectivamente. A competição direta com “A Rainha da Pérsia”, das 21h19 às 22h06, foi particularmente desafiadora para o SBT, que viu sua audiência cair para 3,5 pontos, enquanto a novela bíblica alcançava 6,9 pontos.
A situação começou a melhorar para o SBT apenas no confronto com o reality show “A Grande Conquista”, das 22h51 às 23h29, onde a emissora conseguiu assumir a vice-liderança, registrando uma média de 4,8 pontos contra 4,6 do programa comandado por Rachel Sheherazade. Apesar disso, o desempenho abaixo do esperado durante a maior parte da transmissão do jogo ressaltou a dificuldade do futebol em competir com atrações mais consolidadas na televisão aberta brasileira.