A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais nesta segunda-feira (4), a respeito da ‘piada’ envolvendo uma criança com hidrocefalia, feita por Leo Lins, em um show de stand-up. Mais cedo, o SBT confirmou a demissão do humorista, que integrava a equipe do The Noite, de Danilo Gentili.
Na nota divulgada, além de exigir um pedido de desculpas de Leo Lins, a AACD mencionou que o comentário se configura como crime de “um a três anos de reclusão e multa”. O humorista, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o assunto.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Confira a nota de repúdio na íntegra:
“A AACD repudia veementemente a “piada” feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problemas” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará.
Ele cita diretamente o Teleton, marca que no Brasil pertence à AACD, e há 25 anos tem contribuído para transformar vidas de milhares de pessoas com deficiência física de todas as partes do Brasil.
A atitude de Leo Lins também configura crime, conforme prevê o artigo 88 da lei 13.146/2015 – “Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa”.
Esse tipo de “piada” é de extremo mau gosto, capacitista e incabível na sociedade em que vivemos hoje, pois vai na contramão de um mundo mais inclusivo pelo qual lutamos todos os dias. A AACD aguarda um posicionamento público com pedido de desculpas de Leo Lins. Combater o capacitismo, o preconceito a pessoas com deficiência, é missão de todos nós.”
VEJA MAIS: Leo Lins vira piada após Aline movimentar edredom com MC Gui