Saiba mais

Astrud Gilberto, ícone da bossa nova no mundo, morre aos 83 anos

Cantora foi responsável pela voz em inglês do clássico 'Garota de Ipanema', vencedor do Grammy

Publicado em 06/06/2023 09:09
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A cantora Astrud Gilberto, conhecida por ter dado voz em inglês para a música ‘Garota de Ipanema’, morreu aos 83 anos, na noite desta segunda-feira (5). A informação foi confirmada através de seu perfil nas redes sociais, mas a causa do facimento não foi divulgada.

A notícia também foi divulgada pela neta da artista, a também cantora Sofia Gilberto, em seu Instagram, na madrugada desta terça (6). “Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor”, escreveu a neta, na publicação.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud”, escreveu a neta de Astrud Gilberto.

Trajetória

Astrud Gilberto nasceu em Salvador, na Bahia, e era filha de mãe brasileira e pai alemão. Em 1959, se casou com João Gilberto, que a influenciou na música. Ao lado do marido e de Stan Getz, ela produziu o álbum Getz/Gilberto, que trouxe a versão inglês de ‘Garota de Ipanema’, que lhe concedeu o Grammy de ‘Melhor Gravação’ do ano, mas perdeu a categoria de ‘Artista Revelação’ para os Beatles.

Após se separar de João Gilberto, em 1964, Astrud iniciou sua carreira solo, com o primeiro disco, no ano seguinte. Até 2003, foram mais de 17 álbuns lançados. Astrud estava longe dos palcos desde 2003, com após The Diva Series, que contou canções em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

VEJA MAIS: Ator de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’ quebra o silêncio sobre sexualidade após boatos

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio