O feriado do Carnaval domina os quatro cantos do Brasil, e arrasta milhares de pessoas ao longo dos dias de festividades. A folia, inclusive, não só domina a vida real, como também já foi retratada na ficção, por meio das novelas.
Às vésperas do dia oficial, que será celebrado nesta próxima terça-feira (13), o Observatório dos Famosos reuniu uma lista com as novelas que já tiveram o Carnaval inserido em seus enredos, e serviram como pano de fundo. Confira abaixo:
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Duas Vidas (1976)
A novela assinada por Janete Clair foi iniciada às vésperas do Carnaval de 1974, quando começaram as construções do metrô carioca na vida real. Em um baile de folia, o casal Leda Maria (Betty Faria) e Tomaz (Cecil Thiré) tiveram uma discussão, que ocasionou em sua morte, após ter sido atropelado ao deixar a festa. A partir daí, a mocinha passou a viver com os desafios em cuidar sozinha de um filho pequeno.
Pai Herói (1979)
A trama foi concluída em plena celebração do Carnaval, quando a personagem Ana Preta (Glória Menezes), desfilava pela Beija Flor de Nilópolis, e o vilão Baldaracci (Paulo Autran), fugia da polícia vestido de pierrô, de helicóptero.
Que Rei Sou Eu? (1989)
Uma das obras medievais de maior sucesso da dramaturgia, o folhetim contou com um baile de Carnaval, em que foi dançado um refrão do samba da Beija-Flor de Nilópolis, em ritmo de minueto.
Felicidade (1991)
Na trama assinada por Manoel Carlos, Tuquinha (Maria Ceiça), porta-bandeira da escola de samba Mangueira, foi morta durante o desfile pelo ciumento e violento Tide (Maurício Gonçalves).
Quem é Você? (1996)
A trouxe um baile de máscaras durante um carnaval de Veneza nos anos 1970 como fio-condutor. Na festa, Afonso (Alexandre Borges) foi seduzido por uma mulher mascarada, sem saber que ela era sua cunhada, Beatriz (Cássia Kiss), irmã de sua esposa, Maria Luísa (Elizabeh Savalla).
Senhora do Destino (2005)
No clássico de Aguinaldo Silva, a jornada de Maria do Carmo (Susana Vieira) vira enredo da fictícia escola de samba Unidos de Vila São Miguel, comandada pelo ex-bicheiro Giovanni Improta (José Wilker). Diversas cenas do desfile, inclusive, foram gravadas durante a apresentação oficial da escola de samba Grande Rio, na Marquês de Sapucaí.
Duas Caras (2007)
Na trama, Juvenal Antena (Antonio Fagundes) é o líder comunitário da favela Portelinha, que abriga a escola Nascidos na Portelinha, e também trouxe um desfile na Sapucaí, defendendo a agremiação, que, na ficção, é classificada para o Grupo Especial.
Lado a Lado (2012)
A novela vencedora do Emmy Internacional foi a única que teve um samba-enredo na abertura, ‘Liberdade, Liberdade! Abra as Asas sobre Nós’, da escola Imperatriz Leopoldinense, campeã do no Carnaval carioca de 1989.
Império (2014)
Mais uma vez, Aguinaldo Silva trouxe unificou o ambiente carnavalesco com a ficção, e em uma das cenas, o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) virou tema do desfile da fictícia União de Santa Teresa, e resultou na a morte de Cora (Marjorie Estiano), ao tentar salvá-lo de um atirador mascarado.
Segundo Sol (2018)
O folhetim de João Emanuel Carneiro teve Salvador, na Bahia, como pano de fundo, e o primeiro capítulo foi gravado durante o Carnaval local. A trama, inclusive, lançou diversas músicas que seguiam o ritmo carnavalesco, e fez o maior sucesso à época.
Bom Sucesso (2019)
No grande sucesso, a protagonista Paloma (Grazi Massafera) era apaixonada por Carnaval e tinha o sonho de ser musa de destaque da fictícia Unidos do Bom Sucesso. Para as gravações, a equipe da novela aproveitou os desfiles de 2019 na Marquês de Sapucaí. As sequências, inclusive, foram gravadas cinco meses antes da estreia do enredo, e exibidas na íntegra quase um ano depois.
VEJA MAIS: Carnaval 2024: É feriado, dia normal ou ponto facultativo na sua capital? Confira