Saúde

Comer placenta: entenda os riscos de repetir a prática de Fernanda Lacerda

A ingestão do órgão pode ocasionar problemas de saúde, diz especialistas

Publicado em 01/11/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Fernanda Lacerda, a ex-panicat que ficou conhecida como ‘Mendigata’, do extinto programa Pânico, surpreendeu ao ter revelado que comeu parte da placenta, após ter dado à luz ao primeiro filho, Gabriel, neste último sábado (28).

+ Quem é Patrícia Ramos, apresentadora da Globo que denunciou o ex-marido

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A influenciadora digital, que possui milhares de seguidores, alegou que a prática seria essencial para produção de ferro e combate à anemia, além de proporcionar melhorias na produção de leite. No entanto apesar da afirmação, não existem comprovações científicas que a ingestão possam ocasionar benefícios.

A placenta, para quem não sabe, é um órgão que conecta a mãe e o bebê, facilitando a troca de nutrientes, e proporciona a proteção da criança de substâncias eliminadas pelo corpo da matriarca. No entanto, a ingestão da mesma pode causar riscos de transmissão de doenças.

Em um levantamento feito na Faculdade de Medicina de Northwestern, em Chicago, não existem confirmações de que ‘comer a placenta’ ocasione proteção contra depressão pós-parto ou que reduza dores, por exemplo. Além disto, especialistas alertam que o risco é maior no caso de mães com hepatite ou HIV, assim como também outras doenças infecciosas que podem ser transmitidas.

VEJA MAIS: Fernanda Lacerda anuncia primeira gravidez e expõe fim de namoro com pai da criança

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio