
Preta Gil será velada nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro — um local que ela mesma escolheu ainda em vida. A cantora, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos, fará sua despedida em uma data muito simbólica: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A homenagem, além de afetiva, carrega um forte significado político e cultural, já que Preta sempre foi uma voz ativa na luta antirracista e no fortalecimento da autoestima de mulheres negras.
Veja também:
Após morte de Preta Gil, Gominho busca apartamento no RioVelório da cantora Preta Gil tem data confirmadaFrancisco Gil comove web com homenagem para sua mãe, Preta GilEm julho deste ano, ela participou do Especial Mulher Negra 2024, apresentado por Zezé Motta, e destacou o poder da representatividade. “É representatividade para uma série de mulheres e homens que vão assistir à gente e entender como vale a pena lutar, se arriscar, se expor”, disse na ocasião. A artista também afirmou que Zezé e todas as participantes do programa eram símbolo de resistência e inspiração.
Veja também: Após morte de Preta Gil, Gominho busca apartamento no Rio
O dia 25 de julho tem origem no primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, ocorrido em 1992. Desde então, a data fortalece a mobilização de mulheres negras em todo o mundo.
No Brasil, a data também celebra Tereza de Benguela, importante líder quilombola. A homenagem a Preta Gil nesse contexto reforça seu papel como uma das grandes referências da cultura negra brasileira.