Elon Musk causou indignação nesta segunda (20) após ter um gesto comparado a uma saudação nazista durante a cerimônia de posse de Donald Trump. Em resposta aos protestos nas redes sociais pelo seu gesto, o dono da Tesla acusou inimigos de se envolverem em “truques sujos” para tentar lhe difamar.
“O ataque ‘todo mundo é como Hitler’ é muitíssimo cansativo”, afirmou num post no X, publicando um emoji dormindo.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Musk fez o aparente gesto enquanto discursava na Capital One Arena, em Washington, onde se dirigia aos apoiadores de Trump após a tomada de posse. Durante o discurso, levou a mão ao peito e disse que o sentia.
Confira sua mensagem abaixo:
Enquanto falava sobre a sua excitação com a perspectiva de a América levar um homem a Marte, o bilionário SpaceX bateu no peito com o braço direito antes de o levantar para o céu.
Em seguida, Elon Musk virou-se de costas para a plateia e repetiu o gesto enquanto olhava para uma bandeira americana pendurada atrás de si. “É graças a vós que o futuro da civilização está assegurado”, disse aos apoiantes reunidos. O aparente gesto provocou uma reação imediata na web com centenas de críticas de usuários.
A saudação nazista, também conhecida como saudação de Hitler ou Sieg Heil, foi usada como uma saudação comum na Alemanha durante o Terceiro Reich.
Foi originalmente baseada na chamada saudação romana e foi adotada pelo Partido Fascista Italiano, cuja liderança sob Benito Mussolini foi uma grande inspiração para Adolf Hitler.
O seu uso é ilegal em vários países hoje, incluindo Alemanha, Áustria e Eslováquia.