![Além de ‘Tieta’, veja quais novelas tiveram a abertura alterada pela direção da Globo](https://observatoriodosfamosos.com.br/portal/wp-content/uploads/2024/11/Tieta-2.jpg.webp)
O anúncio da reprise da novela Tieta promoveu um grande alvoroço entre os internautas e noveleiros de plantão. A obra, que estreia nesta próxima segunda-feira (2), no Vale a Pena Ver de Novo, no entanto, provavelmente será alvo de diversos cortes para se adequar ao horário de exibição, principalmente pelos temas abordados.
Veja também:
Atriz de 'Beleza Fatal' é escalada para o remake de 'Vale Tudo'Cláudia Lira, a Vandinha de 'História de Amor', desabafa sobre sumiço da TV'Garota do Momento' acumula segunda pior audiência da faixa das 18h da históriaInspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a trama escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares conquistou o público com seu humor ácido, críticas sociais, e chamou atenção pelas pautas introduzidas na narrativa, que vão de incesto a ninfomania, machismo e pedofilia.
A expectativa, inclusive, é de que, nesta reprise especial, que dará início a celebração dos 60 anos da Globo, até a clássica abertura de Tieta, que foi protagonizada pela atriz Isadora Ribeiro, seja drasticamente alterada, em virtude do excesso de nudez.
Sabendo disto, o Observatório dos Famosos reuniu algumas novelas que tiveram suas respectivas aberturas alteradas pelo canal carioca. Confira:
- A Indomada: Em 1999, a Globo representou a novela no Vale a Pena Ver de Novo, mas, nesta ocasião, o tema de abertura foi trocado de ‘Maracatudo’, de Sérgio Mendes, para ‘Unicamente’, de Deborah Blando, que originalmente era o tema da personagem Helena (Adriana Esteves).
- Torre de Babel: Considerada um dos maiores fracassos do horário nobre, em 1998, a novela de Silvio de Abreu passou por transformações drásticas na história e até mesmo na abertura, que foi alterada, tendo sido reduzida pela metade na segunda versão. O tema de abertura retumbante instrumental da primeira fase, foi trocado pela canção ‘Pra Você’, de Gal Costa.
- América: Um dos exemplos clássicos, em 2005, a novela de Gloria Perez conseguiu reverter o status de fracasso, e ganhou uma nova roupagem a partir da abertura. A primeira abertura simulava os sonhos da protagonista, vivida por Deborah Secco, dentro de uma “bola de neve” ao som de ‘Órfãos do Paraíso’, de Milton Nascimento. Então, Ivete Sangalo regravou a canção ‘Soy loco por ti America’, e foi introduzida na abertura, que ganhou um tom mais claro e alegre.
- Eterna Magia: A história assinada por Elizabeth Jhin foi considerada confusa à época, e a abertura, inicialmente, trazia um som instrumental, com teor de mistério. Posteriormente, além das mudanças na história, a abertura também foi alterada, sendo trocada por ‘Nada Além’, música de Sidney Magal.
- Malhação 2008: A 15ª temporada também passou por alterações. Na época, a abertura era embalada por ‘Paraíso Proibido’, da banda Strike, mas quando a novela teen assinada por Patrícia Moretzsohn entrou em sua segunda fase, passou a ser ‘Daqui pra Frente’, do grupo NX Zero.
- Paraíso: O remake escrito por Edmara Barbosa, sob supervisão do pai, o autor Benedito Ruy Barbosa, trazia em sua abertura uma música instrumental, que foi alvo de críticas à epoca durante os primeiros capítulos. Na segunda semana, a música foi trocada por ‘Deus e Eu no Sertão’, da dupla Victor e Leo, o que foi um grande sucesso.
- Fina Estampa: A abertura da versão especial da novela, exibida durante o início da pandemia da Covid-19, em 2020, foi totalmente diferente da original, em 2011. A direção da Globo teria considerado que a antiga abertura enaltecia a mulher magra, perfeita e branca, e que o estereótipo não condiz mais com a política global de agregar as culturas, segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia.
VEJA MAIS: Dia Mundial da Televisão: relembre 16 programas que marcaram a história da TV brasileira