Curiosidades

Saiba qual é a novela de maior audiência da história da Record

A trama foi veiculada na década de 1970, em plena Ditadura Militar, e é considerada um clássico

Publicado em 18/08/2024 17:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Há quem vivenciou o auge das novelas contemporâneas da Record ao longo da década de 2000, e o fenômeno das bíblicas – que até hoje estão em desenvolvimento -, mas, a novela de maior audiência produzida pela emissora de Edir Macedo foi transmitida na década de 1970.

Considerada a melhor novela do canal, As Pupilas do Senhor Reitor foi o primeiro grande trabalho de Lauro César Muniz na televisão como autor – ele, inclusive, é responsável por outras tramas de sucesso produzidas na Globo nos anos seguintes.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A novela, que é uma adaptação do romance homônimo do português Júlio Dinis, publicado em 1867, foi protagonizada por Márcia Maria (1944-2012) e Agnaldo Rayol, exibida entre 23 de março de 1970 e 5 de março de 1971, em 299 capítulos, e produzida com um orçamento de um milhão de cruzeiros novos – a moeda daquela época, dominada pela Ditadura Militar.

O sucesso de As Pupilas do Senhor Reitor gigantesco a ponto de cravar 20,0 pontos de média geral na Grande São Paulo. A pontuação, inclusive, nunca foi superada na história da dramaturgia da Record até hoje. Além disto, o folhetim também alcançou a maior média em um capítulo: 35 pontos, marcados no capítulo dia 17 de junho de 1970, de acordo com dados divulgados pelo Kantar Ibope Media.

No livro Lauro César Muniz Solta o Verbo (2010), de Hersch W. Basbaum, o autor deu detalhes da produção da novela, e contou que, devido o grande sucesso, precisou espichar a novela para quase 300 capítulos: “Criei muitas situações, muitos personagens, para fazer mais de 280 capítulos! Os cultores do Júlio Diniz não se queixaram. Muito saborosa a direção do Dionísio, que fazia o papel do reitor. Era toda gravada em um estúdio da Record, no Aeroporto [Congonhas], aqui em São Paulo. Sem locações. Era um estúdio muito grande onde foi reconstituída uma praça, com fachadas das casas. De forma engenhosa, as fachadas eram retiradas e apareciam os interiores das casas. Quase nunca fizemos cenas exteriores”, contou ele.

Agnaldo Rayol e Márcia Maria, protagonistas de ‘As Pupilas do Senhor Reitor’ (Foto: Reprodução)

Segunda versão no SBT

O SBT, que na década de 1990 passou a investir pesado na produção de novelas nacionais, conquistou os direitos do romance homônimo, e desenvolveu a segunda versão de As Pupilas do Senhor Reitor, 24 anos após a primeira, também sob assinatura de Lauro Cézar Muniz, com colaboração de Ismael Fernandes e Bosco Brasil, entre 6 de dezembro de 1994 e 10 de julho de 1995, em 186 capítulos.

VEJA MAIS: 4 novelas antigas da Record que não foram reprisadas até hoje

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio