Regina Duarte, aos 77 anos, emitiu uma retratação após ser processada por Janaina Diniz Guerra por uso indevido de uma foto de Leila Diniz. A imagem, tirada durante uma manifestação contra a censura do regime militar em 1968, foi usada por Regina em um contexto diferente, levando à ação judicial.
A juíza Keyla Blank determinou a exclusão do post, uma indenização de R$ 30 mil e uma retratação pública. Em sua retratação no Instagram, Regina expressou arrependimento pelo incidente.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Veja também: Gabriela Duarte detona Globo após Regina Duarte ser desprezada pela emissora
“Ao publicar a matéria em dezembro de 2022, eu pensava estar ressaltando o valor das mulheres, incluindo atrizes que eu amava e admirava. Jamais imaginei que alguém pudesse interpretar de forma diferente ou se sentir prejudicado.” Ela reconheceu o erro e apagou o vídeo em questão após a condenação judicial.
A atriz, conhecida por seus papéis marcantes na televisão brasileira, lamentou o mal-entendido e destacou sua admiração por Leila Diniz. “Penitencio-me por ter usado uma imagem captada em 1968 referente a um movimento de 1964”, declarou Regina, seguindo a sentença do juizado do Rio de Janeiro. A polêmica evidencia a importância do contexto histórico e da responsabilidade no uso de imagens públicas nas redes sociais.